Coluna da segunda: PT no comando de Carlos Veras

Por Guilherme Camilo
Com a iminente conquista do comando do PT de Pernambuco, Carlos Veras entrará em campo como peça importante na reorganização política da legenda em Pernambuco, que vive entre disputas internas, ambições eleitorais e um cenário nacional desafiador. O deputado disputou, nesse domingo (6), com amplo favoritismo, o Processo de Eleições Diretas (PED) 2025 contra o ex-deputado Fernando Ferro.
Hoje, o PT de Pernambuco vivencia um cenário de disputas. Parte da legenda defende uma aliança com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), cuja gestão conta com o partido na sua base. Já outra parcela tem demonstrado aproximação com o governo estadual de Raquel Lyra (PSD), principalmente no âmbito da Alepe, como os deputados João Paulo Lima e Rosa Amorim, que mostram ter portões abertos no Palácio do Campo das Princesas.
A divisão interna é um grande desafio para Veras, que tem defendido em seu discurso a unidade e prometendo um "PT forte e unido". Além da unificação, o parlamentar terá a missão de ampliar a representação da sigla na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional em 2026, além de trabalhar pela reeleição do senador Humberto Costa.
Uma tarefa que fica ainda mais delicada diante da queda da popularidade do presidente Lula, que pode refletir diretamente no desempenho da sigla nas eleições do ano que vem.
Nos bastidores, assim como ele destacou durante o PED 2025, a expectativa é que Veras conduza uma articulação que contará com escuta das presidências municipais e, assim, construir uma saída que minimize rachas internos e fortaleça a presença do partido.
PT EM FOCO — O PT realizou, nesse domingo, a votação para eleger sua nova direção nacional, estadual e municipal. No âmbito nacional, o presidente eleito terá o desafio de reconectar o partido com a base e fortalecer o grupo diante da queda da popularidade do seu maior nome, o presidente Lula. Mesmo com favoritismo de Edinho Silva, o resultado só deverá ser conhecido nesta segunda-feira (7), devido à suspensão da votação em Minas Gerais, após decisão judicial.
VAI RECORRER — O deputado estadual Edson Vieira vai contestar a decisão judicial que o condenou por improbidade administrativa, após denúncia do MPPE, enquanto era prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. Em nota, a defesa afirmou que a sentença é frágil e irá recorrer ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), alegando ausência de dolo e desvio de finalidade.
FRASE DO DIA: "Não fui eleita pelo povo, mas trabalhei ao lado de um homem que foi levantado por Deus para mudar a história política desta nação e, com certeza, em 2026, ele vai voltar, porque essa mentira, todo esse projeto do mal contra a vida dele não vai prevalecer. Não existe democracia sem a candidatura de Jair Bolsonaro em 2026" — Michelle Bolsonaro sobre seu marido disputar as eleições de 2026.
RÁPIDAS
LAZER — A Prefeitura de Camaragibe assina, nesta segunda-feira (07), às 19h, a ordem de serviço para a requalificação da Praça Vera Cruz. O projeto inclui pista de cooper, nova área de convivência e jogos, parquinho com brinquedos, áreas de grama e areia, além de novos bancos e lixeiras.
DE PARABÉNS — O ex-vereador do Recife, Sérgio Magalhães, celebrou seu aniversário neste fim de semana, em Gravatá, com a presença de amigos, entre eles, figuras do Judiciário e políticos. Celebração mostra prestígio e força de Magalhães nos bastidores do poder.
FILIAÇÃO —Nesta segunda-feira (7), a partir das 19h, a primeira-dama de Jaboatão dos Guararapes, Andrea Medeiros, se filiará ao PSD, partido da governadora Raquel Lyra, que estará presente. O evento acontecerá na Lounge Music, em Jaboatão.
PINGA-FOGO: Com Carlos Veras no comando, que rumos terá o PT de Pernambuco em 2026?