Coluna da terça: Gestão aprovada

Por Guilherme Camilo
Divulgada com exclusividade nessa segunda-feira (7), a nova pesquisa do Instituto Simplex aponta uma expressiva aprovação da gestão do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), que atinge 86,9% entre os entrevistados. Apenas 11,7% dos pesquisados responderam que desaprovam o governo municipal; já 1,4% não souberam ou não responderam.
O levantamento positivo para o prefeito, em seu segundo mandato à frente da prefeitura, é visto com bons olhos quando se trata de capital político para fortalecimento do grupo e do PSB na região. Sivaldo foi eleito em 2020 e conseguiu a reeleição em 2024, com mais de 70% dos votos válidos.
Com seu nome em alta, e sendo a principal figura do PSB no Agreste Meridional, a gestão bem avaliada tem potencial de catapultar o projeto de reeleição de seu filho, Cayo Albino, pré-candidato a deputado estadual em 2026, e ser um forte aliado de João Campos na corrida pelo Palácio, já que Raquel é bem quista nos municípios do interior.
ALFINETADA — No evento de filiação da primeira-dama de Jaboatão, Andrea Medeiros, ao PSD, a governadora Raquel Lyra entrou na ofensiva contra adversários. Durante sua fala, a gestora soltou farpas, sem citar nomes, para opositores. Segundo ela, estão tentando atrapalhar seu governo, mas disparou que a vontade do pernambucano é maior que qualquer sobrenome.
ELEITO — Aliado de Lula, o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, venceu a eleição interna do Partido dos Trabalhadores, realizada nesse domingo (6), e assume o comando da sigla por um período de quatro anos, sucedendo a deputada federal Gleisi Hoffmann. O resultado só foi confirmado nessa segunda-feira (7).
FRASE DO DIA: “Tem gente que acha que quanto mais atrapalha, melhor, para o seu projeto político de poder. Mas nós não estamos aqui pensando nas próximas eleições. Eu sei que no meu governo não tem corrupção. Aqui, essa turma não tem espaço. Esse movimento é do povo de Pernambuco, que sabe que a sua união é muito mais forte do que qualquer sobrenome. Não adianta publicar mensagem no Instagram, pois estaremos ao lado do povo, mudando para melhor.” — Raquel Lyra dispara durante evento de filiação de Andrea Medeiros ao PSD.
RÁPIDAS
APOIO DE TRUMP — A declaração do presidente dos EUA, Donald Trump em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu em ação que investiga a trama do golpe, caiu como um presentão no colo do capitão. Seria esse um dos movimentos de Eduardo Bolsonaro em solo americano?
REVIRAVOLTA — A Vara da Fazenda Pública de Santa Cruz do Capibaribe rejeitou liminarmente a ação civil por improbidade administrativa contra o deputado estadual Edson Vieira (UB). A justiça considerou que não houve comprovação de dolo, como exige a nova Lei de Improbidade.
PEDIU ANULAÇÃO — Com uma diferença de apenas 15 votos, o candidato a presidente do PT de Caruaru, Francisco Terto, protocolou um pedido de anulação da eleição interna da sigla no município. Terto e aliados alegam falhas na apuração, exclusão de eleitores e abuso de poder.
PINGA-FOGO: A aprovação de Sivaldo alça Cayo Albino na Alepe em 2026?