Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da terça | O todo poderoso de Caruaru


Por: REDAÇÃO Portal

19/09/2022
    Compartilhe:

 

O país de Caruaru, como é chamado carinhosamente por seus munícipes barristas, vive uma nova fase de gestão desde a renúncia de Raquel Lyra para disputar o Governo de Pernambuco. 

 

Ao assumir o comando de sua cidade, Rodrigo Pinheiro já na primeira semana deu sinais de que apostaria no diálogo como carro-chefe do mandato. Meses depois, ficou constatado que tudo aquilo não conseguiu sair dos discursos. 

 

No Caruaru de hoje, “existe” um parlamentarismo aos moldes britânicos. Falar sobre isso está até em alta com a morte da rainha Elizabeth II. No Parlamentarismo, quem governa é o 1º ministro, e é justamente isso que muitos aliados do prefeito vêm se queixando. “Tudo aquilo que prometeu não está sendo efetivado, por ingerência do assessor especial do prefeito, Anderson Luiz”, revelou um vereador da base, em reserva. 

 

A força desse assessor é mais que especial, com o perdão pelo trocadilho. Além de despachar no gabinete ao lado do prefeito, nomeou sua esposa como secretária de Educação, vem atrapalhando muito a relação de Rodrigo com a Câmara de Vereadores e blindando seu “chefe” da imprensa. 

 

O clima nos bastidores do governo começa a ficar difícil, com o superpoder que Anderson exerce com o gestor. O movimento mais recente foi do secretário de Governo, Eduardo Vieira, que pediu férias para cuidar da campanha de Raquel e já sabe que vai ser exonerado em breve.   

 

Passada a campanha para o Governo, iniciarão os preparativos para 2024. Ou seja, ou Rodrigo toma as rédeas ou poderá ser o novo Neguinho Teixeira, essa história Caruaru conhece com detalhes. Por fim, voltando à coroa inglesa, ele não pode agir como rei Charles III, que tem Governo dele, mas não manda. 

PROVA DE FOGO - A votação de Daniel Coelho e Débora Almeida em Caruaru será o primeiro test drive de Rodrigo nas urnas. Mesmo não sendo ele o candidato, um prefeito precisa mostrar liderança e capacidade de transferência de votos. 

COMPARAÇÃO E…- O candidato a governador Danilo Cabral (PSB) está apostando na comparação de sua trajetória política com a da candidata Marília Arraes (SD). Eles brigam pelo mesmo eleitorado, sobretudo na vinculação pela imagem de Lula. 

…ORÇAMENTO SECRETO - Na estratégia para tentar desconstruir a imagem de Marília Arraes, Danilo, durante a sabatina da CBN, voltou a usar o assunto das emendas do orçamento secreto para atacar a candidata do Solidariedade. Nas entrelinhas, ele diz que Marília se aliou a Arthur Lira e a Bolsonaro de olho nos recursos. 

RÁPIDAS 

FORÇA - O deputado Gustavo Gouveia (SD) será o estadual mais votado da Mata Norte mais uma vez. Ele consolida sua reeleição só com os votos das cidades da região. Ele é uma das apostas para ser o mais votado da chapa. 

OSCILANDO - A pesquisa Ipec, divulgada ontem, encomendada pela TV Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 47% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022. O candidato do PT oscilou positivo e o atual presidente caiu um ponto. 

PINGA-FOGO: A eleição do presidencial se encerrará em primeiro turno?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook