Ex-presidente Cristina Kirchner recebe Lula na Argentina

Foto: Ricardo Stuckert
A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu nesta quinta-feira (3) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua residência, em Buenos Aires. Kirchner, que está atualmente em prisão domiciliar, condenada a seis anos por corrupção, alega ser vítima de perseguição política.
Lula recebeu a autorização da Justiça argentina na última quarta-feira (2) para realizar a visita.
A visita a Kirchner ocorre semanas após uma conversa telefônica entre Lula e a ex-presidente, na qual o brasileiro expressou solidariedade à aliada política. Na ocasião, a Suprema Corte da Argentina havia rejeitado um recurso da defesa da argentina, mantendo sua condenação.
Pelas redes sociais, Lula elogiou a postura da ex-presidente, chamando de "serena e determinada".
Kirchner, que foi presidente da Argentina entre 2007 e 2015, foi a segunda mulher a ser presidente do país, após Evita Perón, nos anos 1970.
Cristina Kirchner era casada com o ex-presidente Nestor Kirchner, falecido em 2009, e que governou o país entre 2003 e 2007.
O último cargo ocupado por Cristina foi o de vice-presidente, entre 2019 e 2023, quando arquitetou a campanha vitoriosa do peronista moderado, Alberto Fernández, que venceu o então presidente de centro direita Mauricio Macri.
Cristina é a maior expoente do peronismo argentino.