Antiga Fábrica Tacaruna será transformada em escola técnica e centro de formação da Educação
Projeto da reforma deve ser elaborado nos próximos 10 meses

Foto: Secom
A antiga Fábrica Tacaruna, localizada no bairro de Campo Grande, no Recife, será requalificada pelo Governo de Pernambuco para se tornar uma escola técnica e um centro de formação para educadores. O projeto arquitetônico terá investimento de R$ 4,2 milhões e prazo de 300 dias. O espaço foi vistoriado nesta quarta-feira (09) pela equipe e pela gestão estadual. O terreno do entorno também receberá melhorias.
As obras fazem parte do Plano Estadual de Educação (PEE), que prevê a necessidade de ampliar o acesso e a permanência da comunidade nos processos de escolarização com qualidade, mediante a formação permanente, inicial e continuada dos profissionais da educação. Os dois empreendimentos a serem construídos foram idealizados pela Secretaria de Educação e Esportes no âmbito do programa Juntos pela Educação. A restauração também é uma parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
O projeto para o restauro levará em conta um levantamento arqueológico do que restou da fábrica e, depois, um estudo estrutural. O prédio é tombado pelo Estado desde 1994 e é considerado um referencial histórico e arquitetônico para o Recife e Olinda. A Fábrica Tacaruna foi erguida em 1895 e foi a primeira em concreto armado do Brasil, além de ter sido a primeira refinaria da América do Sul. O empreendimento desativado em 1982 e, posteriormente, entregue ao Banco Econômico.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
CTTU monta esquema de mobilidade para provas esportivas neste domingo
Os eventos esportivos ocorrerão no Centro e na Zona Sul da capital
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Prefeitura do Recife e Caixa lançam financiamento para revitalização do Centro
Nova linha de crédito exclusiva para retrofit oferece juros mais baixos e...
- Por REDAÇÃO
- 31/05/2025
Feira de Artesanato do Recife acontece neste sábado no Segundo Jardim de Boa Viagem
Evento contará com mais de 50 expositores, das 15h às 22h
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2025
Santa Cruz e Prefeitura do Recife promovem campanha de adoção de animais no Arruda
Jogadores do clube participam de ação para divulgar a plataforma Adota PET...
- Por REDAÇÃO
- 29/05/2025
Recife é a capital no Nordeste que mais gerou empregos em abril deste ano
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
- Por REDAÇÃO
- 29/05/2025
Compesa inicia obra emergencial na Avenida 17 de Agosto, na Zona Norte do Recife
A obra interdita a via parcialmente, no sentido Poço da Panela, até 6 de...