CTTU monta Operação Volta às Aulas com aumento de 25% no fluxo de veículos
A fiscalização será reforçada em Boa Viagem, Estância, Graças, Espinheiro e Várzea

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) promove, a partir desta segunda-feira (27), a Operação Volta às Aulas, com o aumento de cerca de 25% no fluxo de veículos com o início do ano letivo. Ações educativas, de fiscalização e de engenharia de trânsito estão planejadas para promover mais segurança viária aos pedestres, ciclistas e condutores que se concentram nas áreas escolares.
A engenharia de trânsito da Autarquia fez manutenção da sinalização em 25 áreas no entorno de escolas. A implantação de paraciclos próximos a escolas com alto fluxo de ciclistas também é um destaque da preparação para o retorno das atividades escolares. Os bairros de Boa Viagem, Estância, Graças, Espinheiro e Várzea, onde há uma maior concentração de unidades de ensino, também recebem reforço na atuação de agentes.
Atividades lúdicas
Neste ano, os personagens da Liga da CTTU recebem o reforço “da capivara mais charmosa do Recife”: a Mery Cristina, que vai participar de atividades lúdicas e da distribuição de materiais como a cartilha “Crianças para o trânsito”, para o público a partir dos cinco anos.
De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a cartilha é um material educativo dirigido para a autonomia, responsabilidade e segurança das crianças na mobilidade do Recife.
“No material, o universo lúdico da educação para o trânsito da CTTU, explica didaticamente situações do cotidiano, como prestar atenção às placas de trânsito e o respeito aos ciclistas, pedestres e idosos. Toda a linguagem é de fácil entendimento, assim como as imagens e as brincadeiras para reforço do aprendizado e com a Mery Cristina apoiando a Liga da CTTU, as crianças irão aprender com mais diversão”, explica.
Transporte escolar
Para os pais, mães e responsáveis que precisam contratar transporte escolar para as crianças, a CTTU orienta que observem se o veículo possui o selo do Detran-PE concedido aos carros aprovados pela vistoria semestral. É importante, também, pedir referências sobre o motorista a outros pais e na própria escola, além de analisar o comportamento do condutor no trânsito.
Checar se as crianças transportadas utilizam o cinto de segurança, além fazer um contrato com o prestador de serviço e anotar o endereço e o telefone do motorista e do seu auxiliar, também é uma dica importante.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Cidade sem cascos: Os impactos físicos e comportamentais causados nos cavalos de tração
Veterinária afirma que os equinos possuem uma estrutura física que permite...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Defensoria Pública de Pernambuco promove mutirão gratuito de DNA no Recife
O mutirão acontecerá em 15 de agosto, das 8h às 15h, na sede da DPPE
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Cidade sem cascos: Como a proibição de carroças para tração animal criou um impasse no Recife
A implementação da Lei de nº 17.918/2013, que ainda não foi implementada...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Recife lança nova política de saúde para população negra e cria comitê técnico permanente
Iniciativa marca avanço no combate ao racismo institucional e à promoção...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Recife entra em estágio de atenção com possibilidade de continuidade das chuvas
Nas últimas 24h, o bairro do Cordeiro, na Zona Oeste, foi onde mais choveu...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Prefeitura do Recife e UFPE promovem seminário sobre habitação popular de qualidade
O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Porto Digital