Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Falta de chuvas resulta em situação crítica no armazenamento da Barragem de Jucazinho, em Surubim


Por: REDAÇÃO Portal

Compesa confirmou que a unidade está operando com apenas 2,57% de sua capacidade

02/08/2025
    Compartilhe:

Compesa confirmou que a unidade está operando com apenas 2,57% de sua capacidade

Foto: Hans Von Manteuffel/Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que a Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, está operando com apenas 2,57% de sua capacidade, devido à prolongada falta de chuvas na região. Sem previsão de melhora nas condições climáticas, a situação acende um alerta para o abastecimento de água em parte do Agreste. Em resposta, a Compesa vem acelerando projetos estruturantes, como a Adutora do Agreste e obras ligadas à Transposição do Rio São Francisco.

Na última quinta (31) e sexta-feira (1º), o presidente da Compesa, Alex Campos, vistoriou dois empreendimentos importantes em Caruaru: as obras do Lote 4B da Adutora do Agreste, que estão sendo realizadas na Rua João Valdevino Torres, no bairro do Salgado, e a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista, no bairro Encanto da Serra. O Lote 4B compreende a instalação de 66 quilômetros de tubulações, dos quais 63 já foram concluídos. Já a ETA Bela Vista, com investimento próximo a R$ 5 milhões, faz parte do Programa Águas de Pernambuco e busca reforçar o abastecimento local e reduzir os efeitos da crise hídrica.

A Compesa também destacou que, com a chegada das águas do Rio São Francisco à cidade, a vazão da Adutora do Agreste aumentou significativamente — passou de 200 para 600 litros por segundo. Essa ampliação é considerada essencial para enfrentar a atual escassez e garantir maior estabilidade no fornecimento de água para Caruaru e outras localidades do Agreste. A nova estação de tratamento tem entrega prevista para outubro e promete trazer mais flexibilidade ao sistema de abastecimento da região.

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook