Neoenergia Pernambuco inicia retirada de fios irregulares em postes no Recife Antigo
A medida seguirá um cronograma até o dia 10 de dezembro

Foto: Divulgação/Neoenergia Pernambuco
A Neoenergia Pernambuco deu início, nesta segunda-feira (11), ao trabalho de retirada de todos os fios de telecomunicações e equipamentos que não possuem autorização de uso dos postes no Recife Antigo. A ação faz parte do Programa de Prevenção de Acidentes para o Carnaval 2025, e pretende vistoriar até o dia 10 de dezembro cerca de 170 postes em mais de 15 ruas.
De acordo com a Neoenergia, 127 empresas de telecomunicações foram informadas sobre a medida em um prazo superior a 60 dias, para que pudessem regularizar a situação dos cabos e equipamentos.
As equipes também devem retirar os fios que estiverem desnivelados, não identificados ou fora do padrão exigido pelas agências reguladoras (Aneel e Anatel) e normativos internos, como explica o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.
“Todas as empresas que possuem contrato com a Neoenergia para atuar no Recife Antigo foram comunicadas com dois meses de antecedência. Além disso, os clientes públicos e particulares também foram avisados. Fizemos tudo com muita antecedência para que todos pudessem se regularizar e organizar suas redes. Quem não fez o trabalho de casa terá a rede retirada para evitarmos acidentes e incêndios nos postes”, destacou.
Os trabalhos seguirão um cronograma (confira abaixo) informado antecipadamente para os clientes da região. Além de melhorar o aspecto visual do cartão postal da cidade, a Neoenergia Pernambuco reforça que a ação vai promover a segurança da população, evitando incêndios e possíveis choques elétricos.
Os postes que receberão a vistoria e ação de ordenamento serão revisitados a cada três meses para evitar que as operadoras voltem a utilizar a estrutura de forma desordenada.
Desde o início de 2024, a empresa já retirou cerca de 85 toneladas de equipamentos de telecomunicações irregulares de mais de 18 mil postes em todo o Estado. Nos últimos três anos, foram mais de 200 toneladas.
Regularização
A Neoenergia Pernambuco ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 004/2014, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), e 1.044/2022 da Aneel.
De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.
Confira o cronograma completo abaixo:
Fonte: Neoenergia Pernambuco
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Cidade sem cascos: Os impactos físicos e comportamentais causados nos cavalos de tração
Veterinária afirma que os equinos possuem uma estrutura física que permite...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Defensoria Pública de Pernambuco promove mutirão gratuito de DNA no Recife
O mutirão acontecerá em 15 de agosto, das 8h às 15h, na sede da DPPE
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Cidade sem cascos: Como a proibição de carroças para tração animal criou um impasse no Recife
A implementação da Lei de nº 17.918/2013, que ainda não foi implementada...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Recife lança nova política de saúde para população negra e cria comitê técnico permanente
Iniciativa marca avanço no combate ao racismo institucional e à promoção...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Recife entra em estágio de atenção com possibilidade de continuidade das chuvas
Nas últimas 24h, o bairro do Cordeiro, na Zona Oeste, foi onde mais choveu...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Prefeitura do Recife e UFPE promovem seminário sobre habitação popular de qualidade
O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Porto Digital