Parque 13 de maio ganha Praça da Infância e Ponto de Leitura
As intervenções foram entregues nesta quinta-feira (2)

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife entregou a Praça da Infância revitalizada no Parque 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, nesta quinta-feira (2).Também houve a implantação de um Ponto de Leitura, permitindo um novo uso às gaiolas que faziam parte do mini zoológico no espaço. A obra teve investimento de R$ 2,4 milhões, e foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
De acordo com o prefeito João Campos, a intervenção permitiu ressignificar a maior Praça da Infância da cidade.
"Havia uma demanda antiga de reassentar os animais que estavam aqui, e conseguimos reinseri-los na natureza. Agora, reaproveitamos o lugar e temos um espaço de brincadeira, uma biblioteca e áreas de uso comercial também", destacou.
A Praça da Infância do Parque 13 de Maio tem área aproximada de 3,7 mil m², sendo dividida em cinco partes temáticas (vento, árvore, fogo, terra e planta). Áreas de descanso e espaços contemplativos foram incluídos no projeto, com paisagismo, para criar cenários ricos em texturas e cores. A proposta foi elaborada por diferentes equipes da Prefeitura do Recife.
O vice-prefeito do Recife e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, também esteve na inauguração do novo espaço e comentou sobre sua importância.
"A gente já entende que a Praça da Infância é uma marca completamente consolidada na cidade. Além de ser uma entrega de altíssima qualidade, ela é uma entrega para quem a gente mais deve cuidar, que são as crianças", afirmou.
Ponto de Leitura
Das cinco edificações que ocuparão o lugar do mini zoo, duas terão uso comercial (café e sorveteria) e três foram destinadas ao Ponto de Leitura, que deve atingir desde a infância até a terceira idade. Inclusive, o Espaço Liberdade faz alusão ao animais que ali viviam. A sede do Ponto de Leitura conta com um acervo inicial de mais de 600 livros e estação com quatro computadores com internet.
Uma BBTECA foi montada onde antes viviam os macacos, com espaço para atividades de arte educação (contação de histórias e brinquedos para o público da primeira infância), além de uma árvore fixa em alvenaria e madeira, almofadas e estantes pequenas para livros infantis e brinquedos. No local onde ficavam os passarinhos fica o Espaço Brincar, área Infantil que contará com parede de escalada e outros elementos para o brincar livre, com o suporte de almofadas e piso emborrachado.
O Ponto de Leitura do Parque 13 de Maio vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 21h, e nos finais de semana, das 8h às 12h.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Cidade sem cascos: Os impactos físicos e comportamentais causados nos cavalos de tração
Veterinária afirma que os equinos possuem uma estrutura física que permite...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Defensoria Pública de Pernambuco promove mutirão gratuito de DNA no Recife
O mutirão acontecerá em 15 de agosto, das 8h às 15h, na sede da DPPE
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Cidade sem cascos: Como a proibição de carroças para tração animal criou um impasse no Recife
A implementação da Lei de nº 17.918/2013, que ainda não foi implementada...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Recife lança nova política de saúde para população negra e cria comitê técnico permanente
Iniciativa marca avanço no combate ao racismo institucional e à promoção...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Recife entra em estágio de atenção com possibilidade de continuidade das chuvas
Nas últimas 24h, o bairro do Cordeiro, na Zona Oeste, foi onde mais choveu...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Prefeitura do Recife e UFPE promovem seminário sobre habitação popular de qualidade
O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Porto Digital