Raquel Lyra assina ordem de serviço da restauração do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro do Recife
Prédio será revitalizado para abrigar uma nova Escola Técnica Estadual (ETE)

Foto: Janaína Pepeu/Secom
A governadora Raquel Lyra (PSD) assinou a ordem de serviço para início das obras de requalificação do histórico prédio do Liceu de Artes e Ofícios, na Praça da República, no bairro de Santo Antônio. O investimento será de R$ 23 milhões para transformação do espaço em uma Escola Técnica Estadual (ETE). Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, Raquel Lyra destacou a importância da restauração, executada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), para a educação e para o resgate do Centro da capital pernambucana.
"Esse equipamento estava totalmente sem uso e agora volta a ter vida. Essa unidade vai se compor a uma rede que será fortalecida com o nosso governo para permitir aos nossos jovens o direito de sonhar. Estamos resgatando a nossa história e devolvendo espaços importantes para a população, como também o prédio do Diario de Pernambuco, a Fábrica Tacaruna, a Matriz de Santo Antônio, o Mosteiro de São Bento, o Cinema São Luiz, entre outros”, disse.
Foto: Miva Filho/Secom
De acordo com o Governo de Pernambuco, a iniciativa contempla a restauração completa do prédio tombado, a reforma do anexo e a modernização das instalações elétricas e hidrossanitárias, respeitando as características arquitetônicas originais e garantindo a adaptação às normas de segurança, acessibilidade e funcionalidade necessárias. O prazo para a conclusão do prédio é de até 18 meses. Ou seja, ao término de 2026.
Para o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, o projeto representa uma aposta no futuro. “Nós não vamos só fazer um restauro, não vai ser uma 'escola museu', num prédio antigo de artes e ofícios, vamos pensar nas profissões do futuro. Então é um patrimônio histórico material que vai cuidar do patrimônio histórico imaterial, que é a nossa juventude. A memória e o futuro se abraçam num projeto como esse”, ressaltou.
Histórico
Fundado em 1880 como sede da Sociedade dos Artistas, Mecânicos e Liberais de Pernambuco, o Liceu foi uma escola modelo para o Recife. Além do foco em inovação, educação e arte, o equipamento ofereceu até a década de 1950 cursos de carpintaria, marcenaria, serralharia e tipografia. O prédio foi doado à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1961, e em 2006, a universidade transferiu as atividades para as instalações do Colégio Nóbrega, na Rua do Príncipe, no bairro da Boa Vista.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Cidade sem cascos: Os impactos físicos e comportamentais causados nos cavalos de tração
Veterinária afirma que os equinos possuem uma estrutura física que permite...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Defensoria Pública de Pernambuco promove mutirão gratuito de DNA no Recife
O mutirão acontecerá em 15 de agosto, das 8h às 15h, na sede da DPPE
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Cidade sem cascos: Como a proibição de carroças para tração animal criou um impasse no Recife
A implementação da Lei de nº 17.918/2013, que ainda não foi implementada...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Recife lança nova política de saúde para população negra e cria comitê técnico permanente
Iniciativa marca avanço no combate ao racismo institucional e à promoção...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Recife entra em estágio de atenção com possibilidade de continuidade das chuvas
Nas últimas 24h, o bairro do Cordeiro, na Zona Oeste, foi onde mais choveu...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Prefeitura do Recife e UFPE promovem seminário sobre habitação popular de qualidade
O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Porto Digital