Recife propõe auxílio de R$ 3 mil para afetados por incêndio no Mercado da Madalena
Atividades na área não afetada pelo incêndio já foram retomadas

Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife
Um projeto de lei foi encaminhado pela Prefeitura do Recife à Câmara de Vereadores para conceder um auxílio emergencial de R$ 3 mil aos permissionários do Mercado da Madalena, na Zona Norte, impactados pelo incêndio ocorrido na madrugada do último sábado (12). Além da quantia, também está prevista a suspensão da taxa de uso durante o período de requalificação do espaço.
De acordo com o prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura do Recife, Victor Marques (PCdoB), o objetivo é oferecer apoio imediato aos trabalhadores.
"Estamos liberando essa área já dois dias depois do incêndio, mas com toda a segurança e proteção que os feirantes merecem. E também já estamos enviando o Projeto de Lei que vai garantir que os permissionários que vão ter os seus quiosques recuperados recebam um auxílio da Prefeitura até que eles possam voltar a trabalhar no seu comércio. Então, a partir de hoje, o mercado volta a funcionar e receber seus clientes, e a gente vai cuidar para que os comerciantes estejam de volta à atividade, nos seus pontos, garantindo o sustento das suas famílias”, declarou.
O diretor-presidente da autarquia municipal CONVIVA Mercados e Feiras, Gabriel Leitão, disse que o projeto de lei foi pensado para amparar os trabalhadores afetados enquanto aguardam a retomada das atividades. “Com o auxílio emergencial e a suspensão da taxa de uso, queremos oferecer tranquilidade e reforçar que, em breve, o mercado estará totalmente recuperado e mais forte para receber de volta seus trabalhadores e clientes”, afirmou.
O incêndio
Parte do Mercado da Madalena foi atingida por um incêndio na madrugada do sábado (12). O fogo foi contido pelo Corpo de Bombeiros e, em seguida, a Defesa Civil vistoriou o local e confirmou que três quiósques haviam sido diretamente atingidos. A área danificada foi isolada com tapumes e vai seguir interditada até a conclusão dos reparos estruturais.
Depois da perícia realizada pelo Instituto de Criminalística (IC) no domingo (13), o mercado público foi limpo pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança do Recife. Com o fornecimento de energia elétrica já restabelecido, as áreas que não foram afetadas pelo incêndio já tiveram as atividades retomadas.
Devido à Semana Santa, tendas foram montadas na área externa do Mercado da Madalena para permitir a continuidade da venda de peixes. O período é um dos mais movimentados para o setor. Os restaurantes do lado de fora do equipamento municipal também estão funcionando normalmente.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Cidade sem cascos: Os impactos físicos e comportamentais causados nos cavalos de tração
Veterinária afirma que os equinos possuem uma estrutura física que permite...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Defensoria Pública de Pernambuco promove mutirão gratuito de DNA no Recife
O mutirão acontecerá em 15 de agosto, das 8h às 15h, na sede da DPPE
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Cidade sem cascos: Como a proibição de carroças para tração animal criou um impasse no Recife
A implementação da Lei de nº 17.918/2013, que ainda não foi implementada...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Recife lança nova política de saúde para população negra e cria comitê técnico permanente
Iniciativa marca avanço no combate ao racismo institucional e à promoção...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Recife entra em estágio de atenção com possibilidade de continuidade das chuvas
Nas últimas 24h, o bairro do Cordeiro, na Zona Oeste, foi onde mais choveu...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Prefeitura do Recife e UFPE promovem seminário sobre habitação popular de qualidade
O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Porto Digital