Recife recebe nove ambulâncias para o Samu 192 enviadas pelo Ministério da Saúde
Sete unidades são de suporte básico (USB) e duas de suporte avançado (USA)

Foto: Hélia Scheppa/PCR
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano do Recife (Samu 192) recebeu nove novas ambulâncias, sendo sete unidades de suporte básico (USB) e duas de suporte avançado (USA). Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, e devem fortalecer o trabalho do órgão nas ações de resgate e salvamentos.
O prefeito do Recife, João Campos, esteve na recepção das novas ambulâncias nesta quinta-feira (7), e agradeceu o gesto do Governo Federal.
“Quero agradecer ao Governo Federal, ao presidente Lula e à Ministra Nísia. Essas novas unidades vão para o atendimento diário realizado pelo SAMU do Recife, que também faz o gerenciamento de outras 71 cidades de Pernambuco. Então, além de cuidar da cidade, temos o espírito do SUS, que é a colaboração entre os estados, municípios e a União. Essa cooperação faz toda a diferença para salvar vidas”, afirmou.
O coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, disse que com a renovação de frota, a população passa a contar com mais recursos de urgência e emergência, enquanto os profissionais ganham melhores condições de trabalho.
“Renovando a frota do Samu, conseguimos colocar ambulâncias novas para melhor atender as pessoas no dia a dia, além da melhora da qualidade de trabalho para os profissionais. As ambulâncias estão todas com ar-condicionado, pneus novos, motores novos, isso é muito importante. A renovação também permite que, em momentos de crise ou no Carnaval, por exemplo, a gente consiga colocar mais ambulâncias na rua. Vemos o compromisso da Prefeitura do Recife com o cidadão”, declarou.
O Samu Metropolitano do Recife possui, atualmente, 26 ambulâncias, sendo quatro UTIs e 22 de suporte básico, e 10 motolâncias, além do resgate aeromédico, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Por mês, o órgão recebe 60 mil ligações e realiza mais de 2,5 mil atendimentos, em 71 municípios pernambucanos mais Fernando de Noronha.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Cidade sem cascos: Os impactos físicos e comportamentais causados nos cavalos de tração
Veterinária afirma que os equinos possuem uma estrutura física que permite...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Defensoria Pública de Pernambuco promove mutirão gratuito de DNA no Recife
O mutirão acontecerá em 15 de agosto, das 8h às 15h, na sede da DPPE
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Cidade sem cascos: Como a proibição de carroças para tração animal criou um impasse no Recife
A implementação da Lei de nº 17.918/2013, que ainda não foi implementada...
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Recife lança nova política de saúde para população negra e cria comitê técnico permanente
Iniciativa marca avanço no combate ao racismo institucional e à promoção...
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
Recife entra em estágio de atenção com possibilidade de continuidade das chuvas
Nas últimas 24h, o bairro do Cordeiro, na Zona Oeste, foi onde mais choveu...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Prefeitura do Recife e UFPE promovem seminário sobre habitação popular de qualidade
O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Porto Digital