Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Alepe aprova título de cidadão pernambucano ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas


Por: REDAÇÃO Portal

Projeto de resolução de autoria de Joel da Harpa (PL) foi aprovado por 21 votos a 2

07/05/2025
    Compartilhe:

Projeto de resolução de autoria de Joel da Harpa (PL) foi aprovado por 21 votos a 2

Foto: Secom/GESP

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o projeto de resolução nº 2.706/2025, de autoria do deputado estadual Joel da Harpa (PL), para conceder o título de cidadão pernambucano ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A votação aconteceu nesta terça-feira (6). 

Segundo a justificativa da proposta, Tarcísio teve “significativa contribuição para o desenvolvimento de Pernambuco, especialmente no setor de infraestrutura e transportes, além de sua marcante passagem pelo estado durante sua trajetória militar e administrativa”. O texto foi aprovado por 21 parlamentares e teve dois votos contrários.

Antes da votação na ordem do dia do plenário, a proposta também foi aprovada pelas Comissões de Justiça e Cidadania antes de ir a plenário. Uma das deputadas presentes na reunião plenária e que votou contra o projeto de resolução nº 2.706 foi a parlamentar Dani Portela (PSOL). Ela criticou a aprovação.

“Tarcísio estava à frente da pasta de infraestrutura em dois momentos importantes para o estado de Pernambuco: primeiro, quando houve o derramamento de óleo em nossas praias, e segundo, nas intensas chuvas (em 2022) que ocasionaram a morte de mais de 130 pessoas em Pernambuco. (...) Ele sequer participou da comitiva do, à época, presidente Bolsonaro. O que Tarcísio de Freitas fez por Pernambuco para merecer o título de cidadão pernambucano?”, questionou.

Já a deputada Débora Almeida (PSDB), favorável a conceder o título de cidadão pernambucano para o governador de São Paulo, lembrou que Tarcísio de Freitas atuou na 10ª Companhia de Engenharia de Combate, em São Bento do Una.

“Nós pudemos contar com ele coordenando aquela companhia em um momento decisivo, principalmente de estruturação da 10ª Companhia de Engenharia de Combate em nossa cidade. Então, acho que mais do que justo que ele possa receber esse título. Inclusive, ele faz referência desse tempo”, apontou.

Até o fechamento desta reportagem, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não se pronunciou sobre a concessão do título de cidadão pernambucano pela Alepe. Também não há previsão de quando ele virá ao estado para receber a honraria.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook