Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Presidente da Câmara dos Deputados encaminha ao Conselho de Ética quatro pedidos de cassação contra Eduardo Bolsonaro


Por: REDAÇÃO Portal

Data para abertura dos processos ainda não foram informados

15/08/2025
    Compartilhe:

Data para abertura dos processos ainda não foram informados

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira (15) ao Conselho de Ética quatro pedidos de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). As representações, apresentadas pelo PT (três) e pelo PSOL (uma), estavam paradas na Mesa Diretora aguardando despacho havia semanas.

A decisão de Motta ocorreu após cobranças de partidos aliados ao governo. As denúncias acusam Eduardo Bolsonaro de quebra de decoro parlamentar por, supostamente, agir contra os interesses do Brasil e a favor de sanções a autoridades brasileiras. O próximo passo será o sorteio de três nomes, dos quais o presidente do Conselho de Ética escolherá o relator responsável por elaborar o parecer inicial, indicando se o processo deve prosseguir ou ser arquivado. O deputado denunciado será notificado para apresentar defesa prévia.

O presidente do Conselho de Ética, Fábio Schiochet (União-SC), informou que ainda não há data para abertura dos processos. Eduardo Bolsonaro, que reside nos Estados Unidos, é apontado como um dos articuladores da decisão do ex-presidente americano Donald Trump de impor sobretaxas às exportações brasileiras. Ele é investigado pelo STF por tentar influenciar investigações contra o pai por meio dessas sanções.

Sem previsão de retorno ao Brasil, Eduardo tem reiterado que Hugo Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), podem ser alvo de novas punições do governo americano. O parlamentar afirma que só recuará caso avance a proposta de anistia aos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook