Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Áudio vazado do presidente da Alepe expõe relação "azeda" entre Álvaro Porto e Raquel Lyra

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Fala ocorreu durante cerimônia de retomada dos trabalhos legislativos

Fala ocorreu durante cerimônia de retomada dos trabalhos legislativos

Foto: Alepe / Divulgação

01/02/2024
    Compartilhe:

A relação entre a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) e o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Deputado Álvaro Porto (PSDB) vem dando sinais de desgaste e enfraquecimento. Um desses indícios ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º), durante a cerimônia de retomada dos trabalhos legislativos. No início da solenidade, Álvaro Porto utilizou a Tribuna para falar sobre diálogo.

Já a governadora Raquel Lyra falou sobre a dificuldade de ser mulher na política.

Com o microfone ainda aberto,  Porto que conversava com um funcionário da Assembleia, aparentemente sem perceber que o áudio vazava, fez reiteradas críticas à sua correligionária, usando palavrões para classificar o discurso.

O cientista político Hely Ferreira apontou o episódio como reflexo do discurso versus prática.

Desde 2023, Álvaro Porto e Raquel pareciam unidos politicamente. Ela chegou a apoiar a eleição de Álvaro na Alepe. O que azedou a relação entre eles foi uma ação aberta pela gestora no STF pedindo a derrubada de trechos da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2024.
 
Por meio de nota, Raquel Lyra repudiou a fala de Álvaro Porto.  “É um ato lamentável de violência política. Um diálogo fora de propósito, que revela o que uma mulher sofre nos espaços de poder”.

Tanto o Diretório Estadual como a Comissão Executiva Nacional do PSDB se manifestaram em solidariedade a Raquel Lyra. Por meio de nota, a legenda informou que o Conselho de Ética e Disciplina vai avaliar eventuais medidas disciplinares contra Álvaro Porto e se colocou à disposição em possíveis medidas jurídicas.

Por meio das redes sociais, o Deputado Álvaro Porto, admitiu que não deveria ter usado as expressões que foram vazadas em áudio, mas manteve a opinião sobre as críticas feitas ao discurso feito por Raquel.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook