De acordo com a ONU Mulheres, os registros de feminicídio entre os meses de março e abril de 2020 aumentaram em 22%, intensificados pelo isolamento social recomendado devido à pandemia do novo coronavírus

Foto: Reprodução/Internet
De acordo com a ONU Mulheres, no Brasil, houve um aumento de 22% nos registros de feminicídios entre os meses de março e abril deste ano, sem contar com os casos que são subnotificados. Segundo a pesquisa, esse crescimento aconteceu devido à pandemia do novo coronavírus, que intensificou o contato entre o agressor e a vítima por causa do isolamento social, recomendado para conter os avanços da doença. No entanto, de acordo com a advogada, Daniela Mello, a situação do país já era preocupante antes mesmo da pandemia, pois o Brasil já apresentava um índice de violência de 54% acima da média mundial. “A gente já verificava uma situação pandêmica antes mesmo da pandemia”, afirma Daniella.
A advogada, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, idealizou o Instituto Xegamiga, com o intuito de ajudar e empoderar o gênero feminino. Todavia, diante do cenário atual de aumento nas notificações de violência doméstica, foi criada a campanha “xegamiga, eu escuto”, para atender às mulheres vítimas de agressões. A campanha consiste na prestação de informações úteis nas redes sociais, além da disponibilização do site www.xegamiga.com.br e do whatsapp (81)99885-4095 para auxiliar nos casos. “O propósito é de fazer o acolhimento efetivo dessas mulheres, tanto o acolhimento afetivo, a escuta atenta e terapêutica, como também o trabalho in loco, recebendo as denúncias, realizando registro nas delegacias e acompanhando a tramitação desses processos”, detalha a presidente do Instituto.
Confira outras informações na entrevista completa com Daniela Mello, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Prefeitura do Recife realiza duas obras da Ação Inverno 2025 na Zona Norte
As ações foram realizadas nos bairros de Nova Descoberta e Dois Unidos
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Avião da Gol atola no Aeroporto de Fernando de Noronha; é o 2º caso em uma semana
No dia 22 de junho, uma aeronave da Azul enfrentou o mesmo problema
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2025
Estado convoca 317 aprovados para o Curso de Formação Profissional do Corpo de Bombeiros
Os convocados deverão realizar a matrícula no Curso de Formação...
- Por REDAÇÃO
- 28/06/2025
Apac emite alerta para risco de inundação do Rio Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes
Agência segue monitorando a região junto à Defesa Civil
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
Secretaria Estadual de Saúde e PRF divulgam balanço da Operação Lei Seca do São João 2025
Ao todo, as ações ocorreram em 37 pontos de fiscalização espalhados pelo...