Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Casos de intoxicação por "Maré Vermelha" são investigados em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

Na praia de Maracaípe, em Ipojuca, três banhistas foram hospitalizados após terem contato com algas

Na praia de Maracaípe, em Ipojuca, três banhistas foram hospitalizados após terem contato com algas

Foto: via G1

01/02/2024
    Compartilhe:

O Governo de Pernambuco, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), investiga os casos de intoxicação causados pela “Maré Vermelha”, que ocorre quando há um aumento da quantidade de microalgas no mar. Na praia de Maracaípe, em Ipojuca, três banhistas foram hospitalizados após terem contato com algas. 

A Gerente do laboratório da CPRH, Andrea Xavier, explica que o fenômeno pode ser influenciado por vários fatores, como o aumento da temperatura da água e a disponibilidade de nutrientes. A especialista disse, ainda, que na maioria dos casos as algas não são tóxicas, mas a depender da espécie, a intoxicação pode acontecer. No entanto, a avaliação da CPRH “não identificou nenhuma mancha indicando a ocorrência”. Mas Andrea ressaltou que é algo transitório e as equipes vão continuar acompanhando o caso. 

A promotora de eventos Paloma Brasil, em entrevista à TV Globo, relatou que, no último domingo, participou de uma confraternização na praia, com cerca de 30 pessoas, e todas elas apresentaram os mesmos sintomas, que incluem dor de cabeça, náusea e diarréia. 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a prefeitura de Ipojuca informaram que o caso está sendo monitorado, mas a recomendação é de não se aproximar dos trechos setorizados da praia e principalmente evitar o banho de mar. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook