“Um grande passo de soberania”, diz ministro da Saúde sobre nova fábrica da Hemobrás
Alexandre Padilha concedeu entrevista exclusiva à Rádio CBN Recife nesta quarta-feira (13)

Foto: Reprodução/CBN Recife
O presidente Lula cumpre duas agendas em Pernambuco nesta quinta-feira (14). A primeira delas acontece em Goiana, na Mata Norte, onde será inaugurada uma nova planta na fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Medicamentos essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS) como albumina, imunoglobulina e fatores de coagulação VIII e IX passarão a ser produzidos no estado.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conversou com a reportagem da CBN Recife e explicou que esse será um passo importante para que o Brasil se torne autossuficiente na produção desses medicamentos, que, apesar de serem fundamentais para hemofílicos, possuem alto custo.
“O Brasil sempre teve que importar esses produtos, tendo que pagar valores mais altos do que deveria, e às vezes, havendo desabastecimento. A decisão do presidente Lula de criar uma empresa brasileira para isso, e colocá-la em Pernambuco, gera uma mudança muito importante do ponto de vista da soberania e da segurança para os pacientes do SUS”, afirmou.
Padilha explicou que, agora, a fábrica da Hemobrás estará apta para trabalhar com a tecnologia do fracionamento, produzindo medicamentos por meio do plasma das doações de sangue dos brasileiros. No ano passado, o presidente Lula visitou a Hemobrás em Goiana, há 63 km do Recife, e participou da inauguração da planta fabril capaz de produzir o Fator VIII Recombinante, utilizado no tratamento de Hemofilia A.
“Então, além de garantir toda a oferta para o SUS, a Hemobrás coloca para funcionar duas tecnologias de produção desses medicamentos. Pernambuco tem uma localização estratégica por ser mais próximo do continente europeu e do continente africano. Isso pode significar algo muito importante, não só porque a gente passa a produzir esses medicamentos aqui no Brasil, mas pode representar um passo importante para a exportação. A Hemobrás se transforma em uma das cinco principais produtoras desses medicamentos no mundo”, apontou Padilha.
O ministro acompanhará o presidente durante as agendas em Pernambuco. À tarde, Lula participará da entrega de títulos de regularização fundiária em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife.
Reportagem - Lucas Arruda
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/08/2025
Hemobrás inaugura fábrica em Goiana para a produção nacional de hemoderivados
A nova unidade permite que o Brasil produza até 500 mil litros de plasma...
- Por REDAÇÃO
- 15/08/2025
No Recife, Lula acompanha início do atendimento a pacientes do SUS por planos de saúde
O presidente da República visitou o Hospital Ariano Suassuna nesta...
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Pernambuco continua registrando redução nos números de casos de dengue
Novo boletim epidemiológico aponta casos inferiores a 61,2% em intervalo
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa completa 24 anos de pioneirismo; conheça
Instalado no Hospital Agamenon Magalhães, unidade acolhe vítimas de...
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
“Um grande passo de soberania”, diz ministro da Saúde sobre nova fábrica da Hemobrás
Alexandre Padilha concedeu entrevista exclusiva à Rádio CBN Recife nesta...
- Por REDAÇÃO
- 12/08/2025
Família de jovem pernambucano faz apelo pela conscientização sobre doação de órgãos
O adolescente Pedro Henrique, de 17 anos, está internado em estado...