Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Região Metropolitana

Defesa Civil realiza simulado de deslizamento de barreira com pessoas soterradas em Camaragibe


Por: REDAÇÃO Portal

Chuvas que atingiram a RMR na manhã desta quarta-feira favoreceram o cenário realista do exercício

21/05/2025
    Compartilhe:

Chuvas que atingiram a RMR na manhã desta quarta-feira favoreceram o cenário realista do exercício

Foto: Divulgação/PMC

A Defesa Civil de Pernambuco realizou uma simulação de deslizamento de barreira com vítimas soterradas e semi-soterradas, em meio ao período de chuvas. O exercício aconteceu no Campo do Grêmio, localizado no bairro dos Estados, em Camaragibe, escolhido de forma estratégica para a atividade.

As fortes enxurradas registradas no momento da simulação contribuíram para tornar o cenário ainda mais realista, permitindo testar a atuação das equipes de resposta emergencial, o funcionamento do plano de contingência, os sistemas de alerta e os procedimentos de evacuação em áreas de risco.

O município de Camaragibe foi um dos mais afetados pelas chuvas intensas de maio de 2022, quando ao menos sete pessoas perderam a vida devido a deslizamentos de barreiras. Por isso, a escolha do local também teve um peso simbólico.

A simulação mobilizou mais de 120 profissionais, incluindo integrantes da Defesa Civil municipal, Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Corpo de Bombeiros, Neoenergia, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Grupamento Tático Aéreo (GTA).

A ação contou com voluntários que interpretaram as vítimas. Quatro delas ficaram semi-soterradas, com lesões nos braços e no rosto. Outra vítima foi totalmente soterrada, sofrendo ferimentos no joelho esquerdo, mãos, braços, pescoço e rosto. Esta foi resgatada por um helicóptero do GTA, modelo PS-PBP, enquanto as demais foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas pelo Samu a unidades de saúde.

Paralelamente, no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, foi instalada a Sala de Situação, responsável por monitorar simultaneamente dez cenários distintos de desastres em diferentes regiões de Pernambuco. O objetivo foi testar, em tempo real, a capacidade de resposta e articulação dos órgãos de segurança frente a diversas situações de emergência.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook