Eleições 2024: termina neste sábado prazo para filiação partidária de prefeitos e vereadores
A data é estabelecida pela legislação eleitoral

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Políticos que pretendem concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2024 tem até este sábado (6) para concluir a filiação em um partido oficial. A data é estabelecida pela legislação eleitoral, e está de acordo com os seis meses que antecedem o primeiro turno, a ser realizado em 6 de outubro.
6 de abril também é a data limite para que a pessoa a se candidatar nas eleições deste ano esteja regular com o domicílio eleitoral no município onde deseja concorrer.
Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 14, para que a eleição do candidato ou candidata seja garantida, é necessário que esteja filiado(a) a um partido, não sendo permitida no Brasil a candidatura avulsa, ou seja, sem o vínculo a uma legenda.
Além da filiação e do domicílio eleitoral, os candidatos também devem ter nacionalidade brasileira, estar dentro da idade mínima para poder concorrer ao cargo pretendido - 21 anos para prefeito e vice-prefeito, e 18 anos para vereador -, e não possuir impedimentos do pleno exercício dos direitos políticos, podendo votar e ser votado.
Se a Justiça Eleitoral identificar coexistência de filiações partidárias para um mesmo candidato, a legislação eleitoral estabelece que deverá prevalecer a mais recente, ficando a cargo do tribunal determinar o cancelamento das demais. Já se houver fusão ou incorporação de partidos políticos após o prazo estipulado por lei, será considerada a data de filiação da candidata ou do candidato à legenda de origem.
Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Prefeito eleito de Goiana, Marcílio Régio toma posse nesta segunda-feira
Régio e Licia Maciel conquistaram 54% dos votos válidos na eleição...
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
“Lamentável a decisão da governadora”, afirma Lula Cabral, prefeito do Cabo, à CBN Recife
A declaração foi dada após Raquel Lyra (PSD) negar a solicitação da...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Senado aprova aumento do número de deputados federais para 531
Texto sofreu mudanças e volta para votação na Câmara
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
STF retoma julgamento sobre responsabilização das redes sociais
Placar está em 7 votos a 1 pela inconstitucionalidade do Artigo 19
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Pesquisa Simplex mostra cenário embolado em Pernambuco na disputa ao Senado
Levantamento traz dois cenários distintos com intenções de voto para...
- Por REDAÇÃO
- 18/06/2025
Câmara do Recife se posiciona após Gilson Filho jogar Constituição no chão durante sessão
À CBN Recife, a Casa de José Mariano disse que “não compactua” com o...