Estado cria comitê de coordenação preparatória para a Copa do Mundo Feminina 2027
Arena de Pernambuco será palco de partidas durante a competição inédita no Brasil

Foto: Luna Markman/G1
O Governo de Pernambuco instituiu oficialmente, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o Grupo Executivo para o planejamento e a coordenação da Copa do Mundo Fifa Feminina 2027 (Gecopa Pernambuco 2027). A iniciativa marca o início dos preparativos formais para que o estado receba partidas da principal competição mundial de futebol feminino, que será realizada pela primeira vez no Brasil.
Entre os estádios escolhidos para sediar os jogos está a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Em maio deste ano, a arena foi inspecionada por uma equipe da FIFA, que avaliou aspectos como acessibilidade, segurança, tecnologia e sustentabilidade do local.
O decreto, assinado pela governadora Raquel Lyra, justifica a criação do comitê como essencial para assegurar o planejamento, a articulação, a coordenação, o acompanhamento e a avaliação das ações interinstitucionais necessárias para a realização do evento. O texto também prevê que a arena passará por obras de modernização e adequação para atender aos padrões técnicos exigidos pela FIFA.
Coordenado pela Secretaria de Esportes, o Gecopa Pernambuco 2027 terá a missão de definir diretrizes e estratégias para a execução do evento; articular os planos de ação entre as secretarias estaduais; supervisionar as obras de adequação da Arena de Pernambuco; manter interlocução com a FIFA, órgãos federais, municipais e entidades privadas; garantir uma comunicação clara com a imprensa e a sociedade; e apresentar relatórios periódicos à governadora.
O grupo é composto por representantes de diversas áreas do governo estadual, incluindo as secretarias de Defesa Social, Mobilidade, Turismo, Saúde, Educação, Planejamento, Fazenda, Justiça e Direitos Humanos, Comunicação, Mulher, Ciência e Tecnologia, Criança e Juventude, além da administração da Arena de Pernambuco.
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será disputada entre 24 de junho e 25 de julho, em oito cidades brasileiras. Além de Pernambuco, as partidas vão acontecer no Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova), Fortaleza (Castelão), São Paulo (Itaquera), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Estádio Nacional) e Porto Alegre (Beira-Rio).
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...
- Por REDAÇÃO
- 22/07/2025
Estado cria comitê de coordenação preparatória para a Copa do Mundo Feminina 2027
Arena de Pernambuco será palco de partidas durante a competição inédita...
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Estado anuncia sistema digital em que será possível acompanhar a gestão das obras públicas
Ferramenta abrangerá desde o planejamento até a prestação de contas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
TJPE lança serviço eletrônico para mulheres vítimas de violência solicitarem medida protetiva
O serviço será lançado nesta segunda-feira (21)