Período de janela partidária está aberto até 5 de abril
Vereadores e vereadoras que desejam participar das eleições municipais em outubro podem trocar de legenda sem a perda do mandato

Foto: Elza Fiúza (via Agência Brasil)
Está aberto até 5 de abril o período para que vereadores e vereadoras que desejam participar das eleições municipais em outubro troquem de legenda sem a perda do mandato.
A chamada “janela partidária” está prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 13.165/2015), no artigo 22-A, desde 2015, beneficiando candidatos e candidatas eleitos e que estão em fim de mandato.
Para concorrer às eleições em outubro, o candidato deve estar filiado a uma legenda partidária com pelo menos seis meses de antecedência em relação à data do pleito. Em 2024, as Eleições Municipais vão ocorrer no domingo, 6 de outubro.
O vereador ou vereadora que pretende deixar um partido deve comunicar por escrito à direção municipal da sigla e ao juiz eleitoral da zona em que está inscrito. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passa a considerar extinto o vínculo com o partido dois dias após o recebimento da desfiliação.
No Recife, 37 dos 39 vereadores devem concorrer à reeleição para Casa José Mariano. Desses, e pelo menos nove devem trocar de legenda. São eles Aline Mariano (PP); Chico Kiko (PP); Eriberto Rafael (PP); Felipe Alecrim (PSC); Ronaldo Lopes (PSC); Marco Aurélio Filho (PRTB); Professor Mirinho (Solidariedade), Zé Neto (PROS) e Almir Fernando (PCdoB).
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Simplex: confira os números da nova rodada da pesquisa para o Governo de Pernambuco
Pesquisa foi realizada no dia 8 de junho, tem margem de erro de 3% e contém...
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
STF começa a ouvir réus do núcleo 1 da trama golpista
Entre os interrogados nesta fase está o ex-presidente Jair Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Governo de Pernambuco transfere ponto facultativo de Corpus Christi para véspera de São João
O ato foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (5)
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Jô Cavalcanti é confirmada como pré-candidata ao Senado pelo PSOL em 2026
Escolha da vereadora do Recife foi unânime no diretório estadual, que...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Alexandre de Moraes decreta prisão de Carla Zambelli
Deputada anunciou ter deixado o Brasil na terça-feira
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Cirilo Mota desiste de reeleição e apoia Osmar Ricardo na disputa pelo comando do PT Recife
Atual presidente defende unidade no partido; capital ainda conta com outros...