Recife confirma primeiro caso de Febre do Oropouche; paciente é uma mulher grávida
Jovem de 28 anos e o feto estão bem e se recuperaram sem necessidade de internação

Foto: Agência Brasil
Foi confirmado no Recife o primeiro caso de Febre do Ouropouche. A paciente é uma gestante de 28 anos que está em sua 34ª semana de gestação e é residente no bairro de Dois Irmãos. A notificação foi feita por um hospital da rede privada de saúde, no qual a paciente havia sido atendida, no dia 27 de junho, com sintomas de febre, dores de cabeça e no corpo, além de manchas (exantema) na pele. A jovem recebeu alta e se recuperou em casa. Após exames e consultas de pré-natal, realizados pela última vez na última semana, foi constatado que está tudo bem com ela e com o feto.
Apesar de apresentar sintomas considerados mais moderados em relação às demais arboviroses, com evolução benigna até nos casos graves, a Febre do Oropouche requer atenção, com repouso, hidratação e acompanhamento de profissional de saúde. A Secretaria de Saúde do Recife, antes da primeira confirmação laboratorial do primeiro caso na cidade, já havia intensificado a vigilância e o monitoramento de possíveis casos. De acordo com a pasta, por meio da plataforma digital Atende Gestante, as grávidas e puérperas recebem acompanhamento especializado.
A Secretaria de Saúde informou, ainda, que finalizou, esta semana, um processo licitatório para distribuir, por meio das unidades da Atenção Básica, repelentes para as gestantes acompanhadas no pré-natal.
A vigilância ambiental também foi reforçada no Recife, com ações rotineiras nos bairros para prevenir a proliferação do mosquito transmissor. A secretaria recomenda medidas de proteção que podem ser adotadas pela população em suas casas, como: evitar o acúmulo de lixo, realizando o descarte em sacolas fechadas e em local adequado; instalar telas de malha fina em portas e janelas, e utilizar mosquiteiros quando possível; manter caixas d'água, calhas e canaletas limpas e desobstruídas; usar repelentes e vestir roupas de mangas longas, calças compridas e sapatos fechados.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/08/2025
Hemobrás inaugura fábrica em Goiana para a produção nacional de hemoderivados
A nova unidade permite que o Brasil produza até 500 mil litros de plasma...
- Por REDAÇÃO
- 15/08/2025
No Recife, Lula acompanha início do atendimento a pacientes do SUS por planos de saúde
O presidente da República visitou o Hospital Ariano Suassuna nesta...
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Pernambuco continua registrando redução nos números de casos de dengue
Novo boletim epidemiológico aponta casos inferiores a 61,2% em intervalo
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa completa 24 anos de pioneirismo; conheça
Instalado no Hospital Agamenon Magalhães, unidade acolhe vítimas de...
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
“Um grande passo de soberania”, diz ministro da Saúde sobre nova fábrica da Hemobrás
Alexandre Padilha concedeu entrevista exclusiva à Rádio CBN Recife nesta...
- Por REDAÇÃO
- 12/08/2025
Família de jovem pernambucano faz apelo pela conscientização sobre doação de órgãos
O adolescente Pedro Henrique, de 17 anos, está internado em estado...