Rejeição aos candidatos do segundo turno torna a disputa imprevisível, aponta cientista político
Especialista ressalta que o fluxo informacional dos últimos dias é responsável pela decisão de muitos cidadãos, tornando as pesquisas de intenção de voto incertas

Foto: Reprodução/Internet
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgou a primeira pesquisa de intenção de votos para o segundo turno das eleições municipais da capital pernambucana. De acordo com a definição, Marília Arraes (PT) lidera a corrida, com 54%, enquanto João Campos (PSB) encontra-se com 46%. Ao lado do Ibope e Datafolha, essa é a terceira previsão que aponta a deputada federal como prefeita do Recife.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o doutor em ciência política, Juliano Domingues, ao fazer uma análise do cenário eleitoral municipal, ressaltou que uma característica forte dessa disputa é a rejeição, o que torna o resultado imprevisível, mesmo diante das pesquisas, já que parte da população não se identifica com os candidatos. “Uma parcela razoável do eleitorado tende a mudar de opinião e os indecisos tendem a decidir muito em cima da hora. Isso é algo que a gente precisa levar em conta, costuma estar associado ao fluxo informacional, ou seja, a avalanche de informação a que estamos suscetíveis”, afirma o especialista.
Confira outras informações na entrevista completa com Juliano Domingues, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Câmara de Pesqueira rejeita CPI contra prefeito e vereadores acusados de corrupção
Proposta para investigar suposto esquema de desvio de R$ 15,6 milhões teve...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Vereador do Recife propõe PL para criar Dia Municipal de Combate à Cristofobia
A proposta de Alef Collins (PP) está na fase de emendas na Casa de José...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Silvio Costa Filho retorna à presidência do Republicanos em Pernambuco
O atual presidente da legenda, Samuel Andrade, passa ao comando da...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Comissão de Justiça da Alepe aprova pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão do Governo de Pernambuco
Projeto foi aprovado na CCLJ e ainda precisa passar por mais duas comissões...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Mendonça Filho vai convidar ministro Ricardo Lewandowski para discussão da PEC da Segurança na CCJ
A PEC da Segurança Pública foi entregue ao Congresso pelo presidente Lula...
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Simplex: João Campos lidera pesquisa ao Governo de Pernambuco com 56,5%
Raquel Lyra tem 26% no cenário estimulado; desaprovação da gestão...