Rejeição aos candidatos do segundo turno torna a disputa imprevisível, aponta cientista político
Especialista ressalta que o fluxo informacional dos últimos dias é responsável pela decisão de muitos cidadãos, tornando as pesquisas de intenção de voto incertas

Foto: Reprodução/Internet
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgou a primeira pesquisa de intenção de votos para o segundo turno das eleições municipais da capital pernambucana. De acordo com a definição, Marília Arraes (PT) lidera a corrida, com 54%, enquanto João Campos (PSB) encontra-se com 46%. Ao lado do Ibope e Datafolha, essa é a terceira previsão que aponta a deputada federal como prefeita do Recife.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o doutor em ciência política, Juliano Domingues, ao fazer uma análise do cenário eleitoral municipal, ressaltou que uma característica forte dessa disputa é a rejeição, o que torna o resultado imprevisível, mesmo diante das pesquisas, já que parte da população não se identifica com os candidatos. “Uma parcela razoável do eleitorado tende a mudar de opinião e os indecisos tendem a decidir muito em cima da hora. Isso é algo que a gente precisa levar em conta, costuma estar associado ao fluxo informacional, ou seja, a avalanche de informação a que estamos suscetíveis”, afirma o especialista.
Confira outras informações na entrevista completa com Juliano Domingues, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Daniel Coelho retorna ao Governo de Pernambuco para comandar secretaria de Meio Ambiente
A Semobi também tem novo secretário: André Teixeira, ex-presidente da...
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Prefeito eleito de Goiana, Marcílio Régio toma posse nesta segunda-feira
Régio e Licia Maciel conquistaram 54% dos votos válidos na eleição...
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
“Lamentável a decisão da governadora”, afirma Lula Cabral, prefeito do Cabo, à CBN Recife
A declaração foi dada após Raquel Lyra (PSD) negar a solicitação da...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Senado aprova aumento do número de deputados federais para 531
Texto sofreu mudanças e volta para votação na Câmara
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
STF retoma julgamento sobre responsabilização das redes sociais
Placar está em 7 votos a 1 pela inconstitucionalidade do Artigo 19
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Pesquisa Simplex mostra cenário embolado em Pernambuco na disputa ao Senado
Levantamento traz dois cenários distintos com intenções de voto para...