ainda há a expectativa de antecipar mais de 3 milhões de doses para o público entre seis meses e quatro anos.

Foto: Agência Brasil
O estoque do governo federal de vacinas pediátricas contra covid-19 para crianças até 11 anos, está esgotado, de acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. Foram realizadas reuniões com a fabricante de vacinas pediátricas Pfizer, a única que produz o imunizante direcionado a esta faixa etária, de seis meses a três anos de idade.
E ainda há a expectativa de antecipar mais de 3 milhões de doses para o público entre seis meses e quatro anos. Alexsandra Coelho Pediatra e Infectologista Pediátrica e Presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, comenta a estratégia do programa de imunização.
A outra vacina pediátrica contra covid-19 aprovada para crianças menores, a Coranovac, produzida pelo Instituto Butantã, pode ser aplicada a partir dos três anos de idade. A secretária, contudo, disse que o contrato com o instituto foi paralisado pela gestão anterior do Ministério da Saúde, devendo ser retomado em breve.
A secretaria ainda salientou que a ciência hoje tem como ideal para a efetividade dos imunizantes a aplicação de ao menos três doses. O número de pessoas com essa cobertura vacinal não chega a 50% do público-alvo, faltando aplicar a terceira dose em ao menos 100 milhões de pessoas. A falta da imunização completa vem em meio ao primeiro caso da variante XBB.15 no Brasil, identificado em São Paulo, fator que alerta e leva o Ministério da Saúde a considerar a antecipação de uma nova campanha de vacinação e que a prioridade no momento será completar o esquema vacinal de adultos.
Ouça a matéria da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/02/2023
Paulista conta com mais cinco polos de vacinação adulto contra a Covid-19
De acordo com o órgão, as salas de vacina das novas unidades funcionarão...
- Por REDAÇÃO
- 31/01/2023
Enfermeiros anunciam paralisação nacional em defesa do piso; Sindicatos Pernambucanos aderem a decisão
A convocação foi publicada nas redes sociais do Fórum Nacional da...
- Por REDAÇÃO
- 31/01/2023
Vacina do Instituto Butantan contra a dengue tem eficácia de 80%
Atualmente, o composto está na fase de testes 3, última etapa antes do...
- Por REDAÇÃO
- 29/01/2023
Ministério da Saúde aprova plano que prevê a redução de filas de cirurgias no SUS
Estão previstos R$600 milhões para o programa
- Por REDAÇÃO
- 28/01/2023
Rede pública de saúde de Pernambuco já conta com antiviral para tratamento da COVID-19
O objetivo é que com a disponibilização dos medicamentos sejam reduzidos...
- Por REDAÇÃO
- 28/01/2023
Campanha “Vacina em dia na volta às aulas. Nota 10 na caderneta” incentiva imunização de crianças e adolescentes em idade escolar
Pernambuco, atualmente, sofre com os índices vacinais abaixo da meta, o que,...