Coluna da quarta | A direita para além de Bolsonaro

O nascimento do UP (União Progressista), federação entre o Progressistas e o União Brasil, já dá sinais de que veio pra alavancar um projeto presidencial. Em todos os discursos, o tom foi crítico ao Governo Lula e de querer apontar um novo caminho.
Mesmo comandando ministérios com Lula, tanto Ciro Nogueira (PP) quanto Rueda (UB) fizeram falas para além de Lula e até de Bolsonaro. Surge um superpartido que quer comandar o país sem ser bolsonarizado. Nas coxias, o nome mais falado é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, hoje no Republicanos.
FOCO NA PROPORCIONAL - Em Pernambuco, Eduardo da Fonte (PP) e Miguel Coelho (UB) estão com discurso alinhado. Ambos falam em eleger até dez federais e trabalham para 20 deputados estaduais. Eles também não cravam em qual palanque estarão na eleição.
SEM PRESSA - Voz dissonante na criação da federação, o deputado federal Mendonça Filho (UB) disse não ter pressa para definir seu futuro. “Não sou dissente, apenas vou dar tempo ao tempo”. E lembrou Marco Maciel: “quem tem tempo não tem pressa”.
FRASE DO DIA: “Na hora certa, iremos definir se vamos apoiar um candidato a governador ou uma candidata a governadora”, disse Miguel Coelho.
RÁPIDAS
A FOTO - Circulou bem a foto com a presença dos deputados Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, ambos do PP, ao lado dos tucanos Bruno Araújo e o presidente da Alepe, Álvaro Porto. A pergunta que fica no ar: qual foi o tema desse encontro?
FURO CONFIRMADO - O blog antecipou a fusão entre o Podemos e o PSDB. Em nota, a deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, confirmou as tratativas.
LICENCIOU-SE - O deputado estadual Jarbas Filho licenciou-se do mandato para rodar o estado em busca dos votos para vencer a eleição interna pela presidência estadual do MDB.
PINGA-FOGO: Tarcísio de Freitas vai topar ser candidato a presidente por esse conjunto de forças?