Coluna da quarta | Eduardo racha a direita

O desespero e as infelizes declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) vem colocando seu partido e “aliados” num fogo cruzado. Em outras palavras, o PL entrou na mira por causa dele e da “estratégia” de defender os Estados Unidos no tarifaço.
E não para por aí. Ele cobrou dos deputados do partido uma posição no mesmo sentido. A bancada reagiu diante da sensibilidade da pauta e o “patriotismo” tão pregado por eles mesmos. Eduardo Bolsonaro vem ao mesmo tempo ajudando o presidente Lula a recuperar eleitores que já tinha perdido.
CENÁRIO MUDA RÁPIDO - Há um mês, em Brasília, uma frase era quase um mantra nos corredores do poder: “Tarcísio está eleito”. Hoje, o clima é outro. Mesmo com muitas dificuldades, Lula vem capitalizando um erro estratégico do governador de São Paulo de não deixar claro sua pauta de defesa: é Bolsonaro ou São Paulo.
FOCADA NA METROPOLITANA- A governadora Raquel Lyra (PSD), reuniu 8 dos nove prefeitos que a apoiam na Região Metropolitana. O encontro serviu para ouvir as demandas e alinhar as estratégias para esse segundo semestre. A região compreende cerca de 40% do eleitorado pernambucano.
CONTRAPONTO A JOÃO - Essa também é a região que o prefeito do Recife, João Campos, vem correndo solto tanto nas pesquisas de hoje quanto na política. Raquel precisa fazer esse contraponto ou terá dificuldades na eleições do próximo ano.
FRASE DO DIA: “Estamos atravessando uma das fases mais importantes da história da Compesa. A empresa, que continuará estatal, voltará seus esforços muito em breve para a produção de água, com a concessão parcial dos seus serviços. Essa mudança possibilitará a ampliação dos investimentos e aceleração das entregas para a população", disse o presidente da Compesa, Alex Campos.
RÁPIDAS
COMPESA - A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa celebrou seus 54 anos de fundação em ato conduzido pelo presidente Alex Campos ao lado de colaboradores da estatal. Diga-se de passagem, Alex vem chamando atenção pelo seu trabalho.
PREVIDÊNCIA - Pernambuco vai receber 39 novos médicos peritos federais nomeados hoje pelo ministro Wolney Queiroz. Com essas nomeações, a capacidade de atendimento aumenta em mais de 30%, segundo o Ministério da Previdência Social.
PINGA-FOGO: Alguém conseguirá unir a direita de novo?