Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da quarta | O recado da Alepe


Por: REDAÇÃO Portal

Foto: Wesley D’Almeida

18/10/2023
    Compartilhe:

 

Com dez meses no comando do Palácio do Campo das Princesas, o Governo Raquel Lyra viveu momentos de altos e baixos na relação com a Assembleia Legislativa. Fora a aprovação do aumento do ICMS e a pauta da educação, que os projetos foram mantidos como vieram, o Governo contabilizou mais perdas do que vitórias.

Ontem, mais um recado foi dado pelo Parlamento em direção à equipe política palaciana. A derrubada do veto da governadora à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), na questão das emendas parlamentares, foi a prova que o clima pela autonomia do Parlamento venceu e os deputados estaduais mostraram isso no placar de 30 votos a 10. 

Às vésperas de completar um ano, o Governo precisa recalcular a rota da relação com a política. Isso começa com o parlamento, passa pelos prefeitos e chega até os aliados de primeira hora que ainda não se sentem contemplados. 

FALTA BASE - Diante de um placar de 30 a 10, que poderia ter sido maior devido às ausências de alguns membros da Oposição, fica evidenciado que falta base ao Governo na Alepe. A Casa Civil não tem uma tropa para chamar de sua que alavanque as principais pautas do Governo. Tem tempo de sobra para montar isso.  

METAMORFOSE AMBULANTE - O deputado estadual João Paulo Lima (PT), que é líder da bancada da federação, votou para derrubar o veto, depois mudou o voto e engrossou a lista dos 10 votos do Governo, votando contra o entendimento do próprio bloco que lidera. 

CANDIDATURA PRÓPRIA - Por falar no ex-prefeito do Recife, ele está vivendo intensamente a música de Raul Seixas: “eu vou desdizer tudo aquilo que eu já lhe disse antes”. Após defender uma candidatura própria ou até apoio à Raquel Lyra, João Paulo, em entrevista à rádio local, disse que o PT deve caminhar com o prefeito João Campos. Vai entender!

FRASE DO DIA: “Não se pode votar contra o próprio Parlamento”, disse, certa vez, o ex-deputado Inocêncio Oliveira. Os deputados parece que leram essa cartilha.

RÁPIDAS 

SE REDIMIU - Após votar contra o Governo na matéria do ICMS, num gesto para se redimir, o deputado Renato Antunes foi o único do PL a votar para manter o veto do Governo na LDO. 

AFINAÇÃO - O deputado estadual Gustavo Gouveia e o prefeito Marcelo Gouveia estão em pela sintonia com a governadora Raquel Lyra. Só esta semana, eles levaram lideranças políticas de quase todas as regiões para a mesa da governadora. Até antigos aliados da ex-deputada Marília Arraes foram pedir a benção a Raquel. 

SE ISOLANDO - Após as recentes falas do deputado João Paulo, fica evidenciado que ainda falta consenso no PT e o senador Humberto Costa, que é o coordenador nacional do grupo tático eleitoral, vai se isolando aos poucos na definição por uma candidatura própria. 

ESTRATÉGIA POLÍTICA - César Rocha, da Caisnovo Comunicação, é um dos palestrantes da COMPOL, maior evento de comunicação política e institucional do Brasil, que acontece dias 25 e 26 de outubro, em João Pessoa, e que reúne marqueteiros de todo o país. Entre os projetos que comanda, César vem tocando a pré-campanha do deputado federal Ruy Carneiro a prefeito de João Pessoa e esteve, no ano passado, na coordenação dos candidatos a governador Miguel Coelho, em Pernambuco, e Pedro Cunha Lima, na Paraíba.

PINGA-FOGO: O Palácio vai judicializar a derrubada do veto?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook