Coluna da quinta | Preparando 26

Com a discussão do momento do país e a soberina nacional como pano de fundo, o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, acompanhado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do ministro Marcio França foi à mesa com o presidente Lula. O almoço contou também com a presença da ministra Gleisi Hoffmann e do deputado Pedro Campos.
O encontrou serviu para encerrar a conversa de um possível palanque duplo em Pernambuco, dividindo o capital político de Lula entre João e a governadora Raquel Lyra, aquilo que as fontes do Planalto já haviam sinalizado à coluna na semana passada. Dando mais conforto a João Campos para tocar seu projeto de 26 sem ter que “dividir” Lula.
Uma outra pauta foi a manutenção de Geraldo Alckmin como vice na chapa. O próprio presidente da República já faz conta de que não terá o Centrão na aliança para sua reeleição. Foi defendida a unidade dos partidos de centro-esquerda para formar uma frente de sustentação do projeto de Lula para 26.
ALERTA LIGADO - A reunião da cúpula do PSB com o presidente Lula acendeu o alerta dos petistas pernambucanos. Eles sonham em ver o senador Humberto Costa na chapa de João Campos, mas, cada vez mais, depende de uma única pessoa: o próprio João Campos. Dessa vez, Lula, que deverá ficar isolado com os partidos de esquerda, terá pouca força pra apitar.
AO CENTRO - Sem Lula em palanque, a governadora Raquel Lyra (PSD) será mantida, pelas circunstâncias, ao centro. Nem vai se abraçar com o projeto da esquerda nem o da direita. Vai repetir o que fez na eleição passada. Ela deverá apostar na estadualização da campanha.
DESEMBARQUE - Em recente entrevista, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, confirmou que uma convenção será realizada, no dia 19 de agosto, para oficializar a federação com o União Brasil. Ele defende que, depois disso, as bancadas das duas legendas se reúnam para preparar o desembarque do Governo.
FRASE DO DIA: “Nosso partido seguirá em alinhamento com o governo do presidente Lula e de Geraldo Alckmin, contribuindo para o desenvolvimento de ações e de políticas públicas que melhoram a vida da população", escreveu o prefeito João Campos em suas redes sociais.
RÁPIDAS
RACHA NA DIREITA - As medidas do presidente Donald Trump conseguiram produzir um efeito colateral na direita brasileira: um verdadeiro racha. Uma parte dos congressistas quer que os Estados Unidos não ponham em prática o tarifaço e, inclusive, está indo lá pedir isso. Os bolsonaristas esticam a corda e têm em Eduardo Bolsonaro seu representante junto à Casa Branca.
TARIFAÇO - A governadora Raquel Lyra reuniu empresários de Pernambuco para debater a permanência das exportações de produtos do estado após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a aplicação de um tarifaço de 50% contra mercadorias brasileiras.
JOGO DUPLO - O prefeito de Serrita, Aleudo Benedito (MDB), está num claro jogo duplo. Pisca para João e pra Raquel, esperando os números de mais perto da eleição. Ele precisa dos recursos do Estado, mas não quer dar espaço para sua oposição se abraçar com o PSB.
PINGA-FOGO: Os bolsonaristas de Pernambuco vão ficar no PL mesmo?