Coluna da sexta | Nome de convergência

Após garantir a unidade de sua tendência interna dentro do PT, conhecida como CNB (Construindo um novo Brasil), o deputado federal Carlos Veras transformou-se num nome de convergência para comandar a sigla petista em Pernambuco.
Veras costurou seu projeto e o consolidou como um verdadeiro tercius. O senador Humberto Costa sonhava em emplacar Sérgio Goiana, mas teve resistências. A prefeita Márcia Conrado também lançou seu nome. Ao garantir a unidade em sua tendência, Veras partiu na frente.
A adesão da senadora Teresa Leitão, que lançou o ex-presidente da CUT, Messias Melo, o qual reunia quatro correntes, ao projeto de Veras coloca o primeiro-secretário da Câmara dos Deputados como o nome de convergência para a unidade do partido. Ele terá tranquilidade, mesmo com alguns nomes continuando na disputa, para consolidar sua presidência na eleição de julho.
TRÍPLICE FORÇA - Único deputado federal do PT em Pernambuco, primeiro-secretário da Câmara dos Deputados e, agora, presidente estadual do partido de Lula no estado natal do presidente é a força tripla reunida em Carlos Veras. Ele terá um papel fundamental para a condução dos petistas na eleição do próximo ano.
FORTE EM CASA - Presidente nacional do PT interino, o senador Humberto Costa saiu muito fortalecido com o nome de Carlos Veras como presidente do PT. Pois é do seu grupo e vai ajudá-lo na condução da sua reeleição.
ALIMENTADOS PELA DISPUTA - Os petistas têm, em sua cerne, que a disputa interna e o maior número de embate favorecem a democracia do partido e que esse é o segredo para tornar a legenda forte. Diferente de outras legendas, que já elegem seus presidentes em congressos, os petistas vão às urnas. E, quanto mais disputa, melhor.
AZEITANDO A GESTÃO - Há três meses no comando da primeira-secretaria da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Francismar Pontes (PSB) tem sido bastante elogiado pelos pares pela condução da gestão da Casa e o trabalho que vem construindo de “azeitar as relações”, como ele mesmo gosta de dizer.
FRASE DO DIA: “Eu estou muito confiante na vitória e, no sábado, você vai poder conferir isso”, disse Raul Henry, atual presidente do MDB de Pernambuco e candidato à reeleição, em entrevista à Folha de Pernambuco.
RÁPIDAS
OTIMISMO PARA TODOS OS LADOS - Os dois lados que estão disputando o MDB de Pernambuco vêm demonstrando otimismo. Tanto Raul Henry como Jarbas Filho falam em vitória. Amanhã será o grande dia e a prova real da urna.
APOSENTADOS - O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou em coletiva de imprensa que os Correios farão o atendimento presencial dos aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos irregulares no contracheque. A medida começa a valer a partir do dia 30 de maio.
DEZ ANOS DA STELLANTIS - Em uma noite de festa que reuniu políticos e empresários de todo o estado, o grupo Stellantis comemorou os dez anos da sua fábrica em Pernambuco produzindo Jeep com o DNA da Mata Norte do estado.
PINGA-FOGO: O empréstimo do Governo vai passar na Alepe?