Coluna da terça | Marcha dos prefeitos na pressão

Milhares de prefeitos e prefeitas estão em Brasília para participar da 26º Marcha promovida pela Confederação Nacional dos Municípios. De Pernambuco, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), sob a presidência de Marcelo Gouveia, está levando a maior delegação da história.
Mais de cem prefeitos pernambucanos já estão na Capital Federal. Integram essa comitiva, também, secretários municipais e vereadores. O evento tem dois caminhos: fazer pressão no Governo e no Congresso nas pautas prioritárias do municipalismo e promover uma grande capacitação, sobretudo para os eleitos no pleito passado.
O foco maior da pressão é no Planalto e o olhar que precisa ter para a perda de recursos nos municípios. Quem viveu outros governos sentado na cadeira faz a comparação imediata. Detalhe, o presidente Lula vai para a abertura.
BANCADA FEDERAL - Sob a coordenação dos deputados Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), a bancada federal pernambucana realiza, hoje, um encontro com os participantes da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. O encontro está marcado às 17h, na ala das comissões da Câmara dos Deputados.
GOVERNADORA FOCADA NOS PREFEITOS - Quem também está em Brasília para aproveitar a marcha e reúne-se com os prefeitos é a governadora Raquel Lyra. Desde ontem, ela vem recebendo gestores no escritório da representação de Pernambuco.
COSTURA - O presidente nacional do PT, Humberto Costa, conseguiu um feito que merece os aplausos de Lula. Conseguiu costurar a unidade da tendência CNB em torno do nome de Edinho Silva. Agora, é correr para o abraço na eleição para presidente do PT. O gargalo estava sendo Washington Quaquá, que foi resolvido.
FRASE DO DIA: “Essa é a maior Marcha já realizada, e nossa expectativa é permanecer nesse diálogo para que o Palácio entenda a importância desses pontos relevantes para os municípios”, disse o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia.
RÁPIDAS
TRADICIONAL JANTAR - O tradicional jantar da Amupe com os prefeitos acontece, também, nesta terça-feira. O encontro deverá ter a presença da governadora e dos ministros pernambucanos.
REPERCUSSÃO - O Ponto de Encontro com a senadora Teresa Leitão foi bastante comentado no meio político e na audiência. Chamou a atenção que ela cravou o palanque de Lula, em Pernambuco, em 2026. “Será o de João [Campos]”, disse a petista.
PINGA-FOGO: Por que Lula está protelando a agenda em Pernambuco?