Coluna da sexta | Um novo PSB nasce sob a liderança de João Campos

Seguindo o mesmo caminho trilhado pelo seu pai, o saudoso governador Eduardo Campos, o prefeito do Recife, João Campos, nem assumiu ainda o comando nacional do PSB, mas já está na estrada para reestruturar a legenda em todo o país.
Nos últimos dias, Campos foi às cidades de João Pessoa, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte e Fortaleza para levar a mensagem do novo durante o congresso do PSB nesses estados.
João tem a missão de fazer o PSB passar pela cláusula de desempenho na eleição do próximo ano. E como presidente nacional, como será aclamado no final do mês, precisará fazer costuras para consolidar a legenda na cena nacional.
O seu discurso de tornar o PSB o maior partido da centro-esquerda já é o caminho, pois os brasileiros deram um recado ao centro na última eleição municipal. Aproximar-se desse caminho já é um boa saída para um novo PSB surgir.
FOCO NA BANCADA E NA VICE- O maior trabalho que João Campos terá pela frente é costurar a permanência do vice-presidente Geraldo Alckmin na chapa de Lula e preparar uma bancada forte no Congresso Nacional. A começar por Pernambuco, onde o partido tem seu epicentro.
FILIAÇÃO - O ministro de Portos e Aeroportos e presidente do Republicanos Pernambuco, Silvio Costa Filho, filiou aos quadros do partido o vice-prefeito de Petrolândia, Rogério Novaes. Ele reassumiu o comando da legenda para conduzir a política do partido mais de perto.
FRASE DO DIA: “Queremos fazer do Partido Socialista Brasileiro o maior partido de centro-esquerda do Brasil”, esse tem sido o mantra de João Campos em todos os seus discursos.
RÁPIDAS
PRESSÃO - A campanha na cidade de Goiana, na Mata Norte, está chegando ao fim. O clima da eleição suplementar é de muita pressão de ambos os lados. Domingo o município vai às urnas.
SUCESSO TOTAL - O 8º Congresso Pernambucano de Municípios promovido pela Amupe foi um verdadeiro sucesso. Na edição deste ano, passaram pelo evento mais de 10 mil pessoas, 3 mil a mais do que a edição anterior, segundo a organização.
EMPRÉSTIMO FLASH - Nas mãos do senador Fernando Dueire (MDB), o empréstimo solicitado pelo Governo de Pernambuco, no valor de R$90 milhões, foi aprovado numa velocidade recorde. Terça, pela manhã, foi aprovado na Comissão. O senador Dueire fez uma manobra regimental e aprovou no plenário na tarde do mesmo dia. Agora, só falta Lula assinar a menção.
PINGA-FOGO: O PSB entrará no vento das federações?