Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da terça | As credenciais do Podemos


Por: REDAÇÃO Portal

05/05/2025
    Compartilhe:

Por Lucas Arruda

Diante do movimento da Executiva Nacional do PSDB para, após a fusão com o Podemos, deixar a direção estadual da nova legenda nas mãos do deputado Álvaro Porto, os três nomes do Podemos em Pernambuco buscaram mostrar que o partido tem credenciais para tocar o arranjo político no estado. 

Em nota conjunta assinada pelo presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, pelo ex-senador Armando Monteiro e pelo ex-deputado Ricardo Teobaldo, os líderes disseram que a expectativa para a presidência estadual da fusão com o PSDB são as melhores, “pois a mesma será definida não a partir de compromissos prévios inexistentes, ou de qualquer imposição unilateral, mas de critério objetivo e imparcial vinculado à robustez e à competitividade das chapas proporcionais que serão apresentadas”.

E, para justificar a “robustez e competitividade”, o Podemos de Pernambuco aponta que o partido poderá eleger três deputados federais e sete deputados estaduais no próximo pleito, o que seria possível projetar diante da “crescente adesão de expressivos quadros políticos de todas as regiões do estado”.

Mas, de modo geral, essa decisão será tomada pela nacional. De um lado, Álvaro Porto tem a preferência do conjunto formado por Bruno Araújo, Paulo Abi-Ackel e Marconi Perillo. Do outro, Renata Abreu, presidente do Podemos e que estará à frente da fusão, quer ter aliados na presidência em Pernambuco. As credenciais estão postas e o jogo de xadrez já começou.

ACENO? - Cauteloso ao se posicionar sobre a União Progressista (UP), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse esperar que o União Brasil, de Miguel Coelho, tome as rédeas da articulação política da federação em Pernambuco. No entanto, o gestor da capital pernambucana buscou não se distanciar tanto assim do PP, que hoje está na base de Raquel (PSD). Sobre Eduardo da Fonte, presidente estadual do Progressistas, Campos o classificou como uma pessoa de muitas virtudes, de respeito à política, de trabalho e de dedicação.

DINO - Homenageado na UFPE e no TJPE, nessa segunda-feira (5), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, reforçou sua visão sobre o papel da Corte. “O Supremo não pode prevaricar”, disse ao ser questionado sobre a atuação rígida diante das emendas PIX. Na UFPE, o ministro não se sentiu constrangido com os protestos realizados pela comunidade acadêmica - precarizada ao longo dos últimos anos. Prestou atenção em tudo e, ao fim, como funcionário público que é, ressaltou: “viva a democracia”.

FRASE DO DIA: “A palavra do conclave é imprevisibilidade”, reportou Elielson Lima, à CBN, direto do Vaticano.

RÁPIDAS

CASSAÇÃO -  A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Exu, José Pinto Saraiva Júnior (PSD), e do vice-prefeito Francisco Afonso de Oliveira (PP) por abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. O ex-prefeito Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho (PSDB) também foi declarado inelegível por oito anos.

FILIAÇÃO - O prefeito de Lagoa do Itaenga, Dimas Natanael, é o terceiro prefeito do Republicanos a migrar para o PSD, presidido em Pernambuco pela governadora Raquel Lyra. O movimento consolida de vez o apoio à gestora estadual.

TROCA -  Com a substituição de Cida Gonçalves por Márcia Lopes no Ministério da Mulher, o governo Lula chega a 12ª troca na Esplanada dos Ministérios desde 2023. Em coletiva, a nova ministra disse que “Lula quer ver as mulheres mais protegidas”.

PINGA-FOGO: Após a fusão Podemos-PSDB, com quem ficará a presidência estadual?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook