Coluna da terça | Cenário estável

A pesquisa Simplex, na corrida pelo governo estadual, teve uma ampla repercussão no estado. Sua série histórica revela um cenário completamente estático.
Foram três sondagens divulgadas só este ano. Em fevereiro, o prefeito João Campos (PSB) tinha 54% e a governadora Raquel Lyra (PSD), apenas 19,3%. O ex-ministro Gilson Machado Neto tinha 9,6%. Em abril, ambos subiram. João, na margem de erro, obtendo 56,5% e a governadora acima na margem de erro, chegando a 26%.
No retrato apresentado ontem, com ingresso do candidato da direita, Gilson Machado, João oscilou na margem de erro, com 53,8%. Raquel também caiu, obtendo 21,4% das intenções de votos. Gilson teve 6,4%.
Por fim, o cenário mostra uma consolidação da liderança de Campos e uma inércia da governadora. Essa análise é apoiada nos números da Simplex.
CANDIDATURA DA DIREITA - A pesquisa apresenta que, com a presença de um nome da direita na corrida, os dois primeiros perdem, porém Raquel perde mais diante do cenário de hoje. Resta saber quem de fato será o nome.
GILSON FOCADO NO SENADO - Mesmo tendo seu nome posto no cenário para governador, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, está focado em disputar o Senado, deixando em aberto a candidatura a governador.
FRASE DO DIA: “Se eu for eleito, vou anistiar todo mundo”, disse o governador Ronaldo Caiado em entrevista ao Roda Viva.
RÁPIDAS
DE OLHO NO BOLSONARISTA - O governador Ronaldo Caiado (UB) evitou entrar em rota de colisão com o ex-presidente Jair Bolsonaro para agradar seus eleitores. A pauta da segurança e a anistia serão suas bandeiras principais.
PRESSÃO - A pressão do Sindicato dos Professores funcionou e levou os deputados estaduais a aprovarem o aumento dos salários. Além disso, conseguiu, por tabela, destravar outras pautas que estavam pendentes.
RECORDE DE ACESSOS - A pesquisa Simplex divulga por este blog bateu o recorde de acessos das sondagens postadas neste espaço. Animou o início da semana em Pernambuco!
PINGA-FOGO: Quem vencerá a eleição em Pernambuco?