Flávio Dino recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE

Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco, nesta segunda-feira (5). O evento aconteceu na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife da UFPE, no bairro da Cidade Universitária.
Tendo um currículo com passagens no Executivo, Legislativo e Judiciário, Dino fez mestrado em Direito Constitucional na UFPE, em 2001. Nesta segunda-feira (5), ele recebe a honraria mais alta da instituição.
O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, ressaltou a importância, para UFPE, de conceder o título de Doutor Honoris Causa a Flávio Dino. Ele também destacou a presença massiva da comunidade acadêmica no evento, que ainda contou com a presença de autoridades como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e a senadora Teresa Leitão (PT).
"O ministro tem uma grande contribuição, nacionalmente falando. Muito influente na área jurídica, na área acadêmica e na área política. E é uma referência que pensa o Brasil, que pensa os grandes temas da atualidade. A universidade fica muito feliz com esse processo para entrega do título de Doutor Honoris Causa nesta Aula Magna do início do semestre", relatou o reitor.
O evento no Campus Recife da UFPE também foi marcado pela realização da Aula Magna de abertura do semestre 2025.1. Proferida pelo ministro Flávio Dino, a aula teve como tema "O impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho”.
O maranhense Flávio Dino atuou como juiz federal por 12 anos até ser eleito deputado federal em 2006 e, na sequência, governador do estado do Maranhão de 2015 a 2022, quando venceu o pleito eleitoral para o cargo de Senador da República.
Antes mesmo de assumir a vaga no Senado, Dino foi convidado pelo presidente Lula a ser ministro da Justiça e Segurança Pública. Após pouco mais de um ano no cargo, ele foi indicado pelo presidente da República para assumir uma cadeira no STF. A posse aconteceu em 22 de fevereiro do ano passado.