Lula critica pedidos de anistia

Foto: Reprodução/Canal Gov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (1°) os pedidos de anistia por parte da oposição aos manifestantes golpistas do 8 de janeiro e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula também afirmou que não pediria pix a ninguém, em crítica velada a Bolsonaro.
"Eu nunca vou pedir para vocês fazerem um Pix para mim. Nunca. Guarda o seu dinheiro para pagar os seus funcionários. Eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condenado", disse Lula durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, no Palácio do Planalto.
E acrescentou que "quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem. Quem não mede o erro das suas consequências não deveria fazer bobagem. Esse país está precisando de um pouco de seriedade".
Em 2023, Bolsonaro foi condenado a pagar uma multa por não ter usado máscara na época da pandemia durante visita ao estado de São Paulo na gestão do então governador João Doria. Bolsonaro conseguiu arrecadar cerca de R$ 17 milhões entre os apoiadores para pagar a multa.
Em depoimento recente à Polícia Federal, o ex-presidente chegou a afirmar que destinou R$ 2 milhões do montante ao filho Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também criticou Bolsonaro e relembrou que Lula, quando estava preso, não pediu anistia. "O senhor [Lula] nunca pediu anistia, nunca pediu perdão, nunca pediu nada disso. O senhor teve a dignidade de falar para todos nós, que tínhamos o privilégio de ter acesso ao senhor, de pedir justiça, pedir para ser julgado com base nas provas que tinham sido apresentadas. Esse [Bolsonaro] nem foi julgado ainda e já tá pedindo perdão, pedindo anistia, correndo, como sempre corre do debate", disse.
Com informações da CNN Brasil.