Silvio Costa Filho viaja à China para apresentar projetos a investidores

Foto: Divulgação
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, está em viagem à China para apresentar projetos a investidores. O ministro, que acompanha a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai participar do Fórum Empresarial Brasil-China, em Pequim, apresentando os projetos previstos para os anos de 2025 e 2026 no setor portuário e hidroviário do Brasil.
Entre os anúncios do ministro, estão a meta do Governo Federal de realizar 60 leilões de concessões entre 2023 e 2026. A expectativa é atrair cerca de R$ 30 bilhões em investimentos para os portos brasileiros. Além disso, ele apresentará o projeto do túnel Santos-Guarujá, cujo leilão está previsto para agosto deste ano. O projeto representa um investimento de R$ 6 bilhões, sendo o maior deste tipo em infraestrutura do Novo PAC. O túnel, que será o primeiro submerso da América Latina, terá 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade.
Com os novos investimentos, espera-se que a movimentação de cargas nos portos deverá aumentar cerca de 2% em 2025. A agenda do ministro ainda inclui reuniões com autoridades do governo chinês e empresários locais.