Pesquisa realizada pela Ânima aponta que os youtubers são as maiores influências das crianças

Com os avanços tecnológicos, sofisticação das ferramentas de marketing, estilo de vida moderno das famílias, menor supervisão parental e aumento de tempo na frente das telas, as crianças estão sendo, cada vez mais, influenciadas pelas propagandas. De acordo com a pesquisa da empresa Ânima, realizada com 647 pais e mães de menores de 12 anos, o que mais influencia as crianças, atualmente, são os youtubers.
Durante entrevista ao programa CBN Recife, a mestre em consumo infantil, Daniela Teixeira, destacou que é contra a propaganda para crianças menores que 12 anos. “A criança ainda não está desenvolvida nem cognitivamente, nem emocionalmente, para lidar com o estímulo da propaganda. Já existem vários estudos que mostram que as crianças pequenas não compreendem que, por trás de uma mensagem publicitária, tem um apelo de venda, e muitas vezes a propaganda se utiliza de recursos, por exemplo, personagens infantis, cores, que a criança termina tendo um vínculo emocional”, explica Daniela.
Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 42% dos pais conversam com os filhos sobre a influência da propaganda. Segundo a mestre,a educação para o consumo te que ser algo feito pelos pais e pelas escolas, junto às crianças. “Esse tem que ser um assunto debatido dentro de casa até para desenvolver a análise crítica dos filhos. Se o pai ou a mãe não educa os filhos para o consumo, o mercado irá educar”, alerta Daniela.
Confira a entrevista completa com Daniela Teixeira, no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Prefeitura do Recife realiza duas obras da Ação Inverno 2025 na Zona Norte
As ações foram realizadas nos bairros de Nova Descoberta e Dois Unidos
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Avião da Gol atola no Aeroporto de Fernando de Noronha; é o 2º caso em uma semana
No dia 22 de junho, uma aeronave da Azul enfrentou o mesmo problema
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2025
Estado convoca 317 aprovados para o Curso de Formação Profissional do Corpo de Bombeiros
Os convocados deverão realizar a matrícula no Curso de Formação...
- Por REDAÇÃO
- 28/06/2025
Apac emite alerta para risco de inundação do Rio Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes
Agência segue monitorando a região junto à Defesa Civil
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
Secretaria Estadual de Saúde e PRF divulgam balanço da Operação Lei Seca do São João 2025
Ao todo, as ações ocorreram em 37 pontos de fiscalização espalhados pelo...