Nesta versão, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) substituirá o número de RG, tornando-se o único número de identificação do país

Foto: Reprodução/G1
Começará a ser emitida, na próxima semana, a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Nesta nova versão, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) substituirá o número de RG, tornando-se o único número de identificação do país. Os primeiros modelos já estarão disponíveis a partir do dia 26, para unidades federativas específicas: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
De acordo com o Ministério da Economia, a nova versão da carteira só poderá ser utilizada por cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Quem não tiver o documento ou estiver com informações incorretas no CPF pode recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver a situação.
A Carteira de Identidade Nacional vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone – o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado. O modelo também servirá como documento de viagem, pois vem com um código padrão internacional, chamado de MRZ. Porém, até o momento,o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/08/2025
Professora é afastada após suspeita de agredir aluno com autismo em escola do Recife
Adolescente de 15 anos relatou ter sido puxado e atingido por uma cadeira;...
- Por REDAÇÃO
- 14/08/2025
MPPE investiga esquema milionário de desvio de verbas na Prefeitura do Recife
Operação cumpriu 22 mandados em três estados e apura fraude em...
- Por REDAÇÃO
- 10/08/2025
Após buscas, garoto de 7 anos que desapareceu em Candeias é encontrado
Além dos familiares, houve também o apoio da Polícia Militar de Pernambuco...
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
Estado encaminha à Alepe proposta para o orçamento 2026; entenda
Ao todo, receita alcança R$ 58,6 bilhões