Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

PF deflagra operação contra grupo que fraudou mais de R$ 5 milhões da Previdência


Por: REDAÇÃO Portal

Ação, que ocorreu em seis cidades, investiga participação de servidor público em esquema de empréstimos consignados fraudulentos

05/08/2025
    Compartilhe:

Ação, que ocorreu em seis cidades, investiga participação de servidor público em esquema de empréstimos consignados fraudulentos

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), a Operação Apófis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de causar um prejuízo superior a R$ 5 milhões aos cofres da Previdência Social. O grupo é investigado por fraudes envolvendo a contratação irregular de empréstimos consignados em nome de aposentados e pensionistas, sem o consentimento das vítimas. A ação ocorreu simultaneamente no Recife, no Cabo de Santo Agostinho, em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e em Ponta Grossa.

As investigações começaram em 2023, após denúncias feitas pelo Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social em Pernambuco, que identificou a suposta atuação de um servidor público em conluio com terceiros e instituições financeiras. O esquema envolvia a manipulação dos sistemas do INSS para autorizar os empréstimos indevidos, levantando suspeitas de corrupção e acesso irregular a dados sigilosos.

Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. A Justiça Federal de Pernambuco determinou o afastamento do servidor investigado, o bloqueio de seu acesso aos sistemas da Previdência e a proibição de contato com agentes públicos vinculados ao INSS. Entre os crimes apurados estão estelionato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, inserção de dados falsos e organização criminosa. O nome da operação faz referência ao deus egípcio Apófis, símbolo do caos, em alusão aos prejuízos provocados pelo esquema.
 

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook