Zoneamento foi produzido em parceria com a Sudene e a Embrapa Semiárido e será detalhado em live nesta quinta-feira (04)

Foto: Joalline Nascimento/G1
Um estudo acerca do Zoneamento das Áreas Suscetíveis à Desertificação de Pernambuco, desenvolvido por parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) identificou e avaliou o fenômeno no estado, com a finalidade de subsidiar políticas públicas de desenvolvimento sustentável para tentar amenizar a situação.
De acordo com a pesquisa, Pernambuco tem, atualmente, cerca de 90% do território com clima semiárido, o que gera repercussões ambientais como escassez de água, solos rasos, baixa fertilidade agrícola, evapotranspiração elevada e processos de desertificação. O levantamento também apontou áreas suscetíveis a desertificação, como algumas regiões do Agreste, Sertão, e de dois municípios da Zona da Mata Sul, recentemente incluídos no semiárido brasileiro, totalizando 123 cidades.
Confira mais informações na reportagem de Cynthia Ventura, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Regularização fundiária do Governo Federal beneficia 5 mil famílias em PE
Programa Novo PAC Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Prefeitura do Recife divulga resultado do edital Jovens no Clima 2025
Ao todo, 18 projetos foram escolhidos
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Homem mata colega de trabalho com uma chave de fenda após discussão em oficina do Recife
A Polícia Militar de Pernambuco afirmou que deu inícios às diligências,...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Flávio Dino vai ministrar aula magna na UFPE e receber título de Doutor Honoris Causa da instituição
O evento será em 5 de maio, às 9h30, no Campus Recife
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
ADEPPE empossa nova diretoria nesta quinta-feira para o triênio 2025-2028
O delegado Diogo Victor será reconduzido à presidência