Especialista ressalta que nenhuma vacina é 100% eficaz, pois não protege completamente caso haja exposição à grande quantidade de vírus

Foto: Reprodução/G1
Um estudo, realizado entre a Fiocruz Pernambuco, Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/SES-PE) e Universidade de Pernambuco Campus Serra Talhada (UPE-ST), descreveu, de forma pioneira, as características clínicas e epidemiológicas dos primeiros 557 pacientes do estado que contraíram o novo coronavírus. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o pesquisador da Fiocruz PE e coordenador da pesquisa, Lindomar Pena, destacou, entre vários detalhes minuciosos sobre a doença, como a carga viral é um grande fator de risco, mesmo em pacientes jovens, por isso o uso da máscara é tão importante. “Uma coisa é a pessoa ser infectada, por exemplo, por 1 milhão de coronavírus e outra coisa é a pessoa ser infectada por 1 mil coronavírus. Se a pessoa toma os cuidados necessários, como estar de máscara, com as janelas abertas, evitar o contato físico, lavar a mão com frequência, usar um álcool, diminui muito a chance de contrair a infecção e, caso tenha a infecção, diminui muito as chances de ter a Covid-19 grave”, explica o especialista.
Ainda na oportunidade, o pesquisador pontuou que, devido à questão da carga viral, mesmo com a chegada da vacina, prevista para o primeiro semestre de 2021, os cuidados sanitários devem permanecer para evitar a infecção grave da doença. “É muito importante, reduzir a exposição ao vírus, mesmo as pessoas que estejam vacinadas, principalmente aquelas do grupo do risco, porque nenhuma vacina é 100% eficaz. Ela é eficaz frente a uma determinada dose do vírus, mas se a pessoa for exposta a uma quantidade muito grande de vírus, a vacina não protege. Isso acontece para todas as vacinas”, ressalta Lindomar.
Confira outras informações na entrevista completa com Lindomar Pena, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/08/2025
Professora é afastada após suspeita de agredir aluno com autismo em escola do Recife
Adolescente de 15 anos relatou ter sido puxado e atingido por uma cadeira;...
- Por REDAÇÃO
- 14/08/2025
MPPE investiga esquema milionário de desvio de verbas na Prefeitura do Recife
Operação cumpriu 22 mandados em três estados e apura fraude em...
- Por REDAÇÃO
- 10/08/2025
Após buscas, garoto de 7 anos que desapareceu em Candeias é encontrado
Além dos familiares, houve também o apoio da Polícia Militar de Pernambuco...
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
Estado encaminha à Alepe proposta para o orçamento 2026; entenda
Ao todo, receita alcança R$ 58,6 bilhões