Vigilância Sanitária do Recife realiza “Operação Pescado” para inspeção de estabelecimentos com foco na Semana Santa
A Operação Pescado tem como objetivo garantir a comercialização dos produtos que não apresentam riscos à saúde da população

Foto: DIVULGAÇÃO / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
Com a Semana Santa chegando, os recifenses precisam se planejar para fazer as compras dos pescados, que já é tradição. Pensando nisso, a Vigilância Sanitária do Recife (Visa) vai realizar mais uma edição da Operação Pescado, que tem como objetivo garantir a comercialização dos produtos que não apresentam riscos à saúde da população.
Agentes da Vigilância estarão passando por estabelecimentos como mercados públicos e supermercados para observar se o peixe segue as regulamentações determinadas pela Visa. Na compra do peixe fresco, o pescado deve estar com a pele brilhante; escamas unidas ; olhos salientes ; odor suave e carne firme.
Para o caso de peixe inteiro, a orientação é de que ele deve estar exposto, preferencialmente embalado, em boas condições, coberto com gelo ou em balcões refrigerados em temperatura de 2º a 3º C. A medida também vale para marisco, sururu, mexilhão, ostra, lagosta, camarão, lula, polvo e peixe em posta - que deve estar em boas condições, embalado em fita filme ou sacos apropriados, e cobertos com gelo ou em balcões refrigerados na temperatura de referência. A Visa destaca que o gelo utilizado para o acondicionamento deve apresentar o selo de inspeção sanitária.
Os vendedores e os ambientes em que o peixe está sendo comercializado também serão avaliados. O cuidado também deve ser feito quando o pescado chega em casa. A Vigilância Sanitária orienta que o armazenamento do produto deve ser feito após a limpeza do pescado, sem vísceras, para evitar que estrague. Além disso, se o pescado estiver congelado, o ideal é descongelar na geladeira e, em seguida, prepará-lo imediatamente.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Prefeitura do Recife realiza duas obras da Ação Inverno 2025 na Zona Norte
As ações foram realizadas nos bairros de Nova Descoberta e Dois Unidos
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Avião da Gol atola no Aeroporto de Fernando de Noronha; é o 2º caso em uma semana
No dia 22 de junho, uma aeronave da Azul enfrentou o mesmo problema
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2025
Estado convoca 317 aprovados para o Curso de Formação Profissional do Corpo de Bombeiros
Os convocados deverão realizar a matrícula no Curso de Formação...
- Por REDAÇÃO
- 28/06/2025
Apac emite alerta para risco de inundação do Rio Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes
Agência segue monitorando a região junto à Defesa Civil
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
Secretaria Estadual de Saúde e PRF divulgam balanço da Operação Lei Seca do São João 2025
Ao todo, as ações ocorreram em 37 pontos de fiscalização espalhados pelo...