Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da quinta | A volta por cima de Sebastião Oliveira


Por: REDAÇÃO Portal

18/05/2023
    Compartilhe:

Em Brasília, não se fala em outra coisa senão a força do ex-deputado federal pernambucano Sebastião Oliveira com o presidente nacional do Avante, Luís Tibé, e sua influência junto a Lula. 

Após ir para o tudo ou nada aceitando ser vice na chapa de Marília Arraes (Solidariedade) na eleição passada, Sebá, como é conhecido no meio político, vem dando a volta por cima e, com a força do mandato do seu irmão, o deputado federal Waldemar Oliveira, e a indicação do Avante, será o novo presidente da Hemobrás, indústria farmacêutica vinculada ao Ministério da Saúde.

Essa indicação - mesmo não sendo oficial do PT de Pernambuco - também passou pelo crivo do senador Humberto Costa, que hoje é de longe o pernambucano mais forte em Brasília. 

Segundo a coluna apurou, Sebastião Oliveira assumirá o posto em novembro, quando encerrar o mandato do atual presidente da estatal. Essa nomeação já chegou à mesa do presidente Lula e teve sinal positivo pelas forças que avalizaram o nome e a correção de Sebá, que ergueu o palanque petista em Pernambuco desde o primeiro turno. 

PT VETANDO - Diferente de Sebá, a ex-candidata a governadora Marília Arraes ainda não emplacou seu nome no Governo Lula, muito devido aos constantes vetos do próprio PT. Um observador de alto escalão resumiu a situação. “Ela cumpriu a missão e ajudou muito, porém as feridas do passado ainda não cicatrizaram”, disse a fonte. 

ANSIEDADE DOS SUPLENTES - Diogo Moraes e Odacy Amorim não escondem o desejo de voltarem a ter um mandato de deputado estadual. O que chamou a atenção foi a inércia do experiente Gonzaga Patriota. A eleição para o TCE se afunilou - como falamos na coluna de ontem - em três nomes: Rodrigo Novaes, Joaquim Lira e Guilherme Uchoa Júnior.

FIEL DA BALANÇA - Sem padrinho forte como os outros candidatos e tentando reunir os insatisfeitos de ambos os lados, Guilherme Uchoa Júnior poderá ser o fiel da balança da eleição para a segunda vaga do TCE. Sua permanência no páreo ou uma eventual saída poderão influenciar no resultado final. 

RÁPIDAS 

ARCABOUÇO FISCAL - Em regime de urgência, a Câmara Federal aprovou o projeto de zelo que estabelece o novo arcabouço fiscal. Vitória para o Governo Lula, sobretudo para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se empenhou pessoalmente para passar a matéria.

O OLHAR DE RAQUEL - Em entrevista a Abílio Diniz, na CNN, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), fez uma leitura muita clara do seu partido. “Temos o desafio enorme de nos reinventarmos. De colocarmos nossas bandeiras, de termos a capacidade de ouvir os diferentes. E ajudar o presidente Lula naquilo que for necessário”, declarou, sinalizando uma aproximação estratégica. 

AGENDA RELÂMPAGO - Por falar na governadora, ela teve uma agenda rápida em Brasília, onde esteve com o ministro Rui Costa e renovou o pedido para várias áreas do Governo. Em resposta, o ministro disse que está “trabalhando duro para atender as demandas, pois é o estado do presidente Lula”.

PINGA-FOGO: O Governo Federal já encontrou uma equação para a Codevasf em Pernambuco?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook