Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da terça | Nova tensão


Por: REDAÇÃO Portal

02/04/2024
    Compartilhe:

 

O projeto do fim das faixas salariais de policiais e bombeiros militares ganhou um novo e penoso capitulo na relação do Palácio com a Assembleia Legislativa. O projeto deverá entrar na pauta da Comissão de Constituição e Legislação e Justiça, hoje, por ter caráter de urgência, a contragosto do que defendem as associações dos militares. 

O primeiro imbróglio veio com a negativa da procuradoria em trocar o deputado Romero Albuquerque  pela deputada Socorro Pimentel, ambos do União Brasil, após ofício do líder do partido, o deputado Romero Sales. Por ser vice-presidente do colegiado, não poderia ser substituído, analisou o jurídico da Alepe. Sendo uma derrota ao Governo. 

O que aumentou a tensão foi a fala do presidente da CCLJ, deputado Antônio Moraes (PP), que o Palácio irá judicializar se sofrer derrota no colegiado, o que, pelo desenho de hoje, deve acontecer. Se confirmado, será mais uma ação da gestão Raquel Lyra que será resolvida no Supremo, assim como fez com a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. A defesa de Moraes é que o projeto está dentro da razoabilidade, pois - segundo ele - o Governo não teria caixa para cumprir.

Por tudo isso, a relação Palácio e Alepe fica cada vez mais insustentável e o caminho da pacificação institucional chegando perto do colapso. 

JUDICIALIZAÇÃO - Um observador da política estadual, ao ler a coluna de ontem, sobre a batalha pelo União Brasil, ponderou em reserva. “Se Mendonça optar por João Campos, Bivar não vai judicializar, mas se tiver outro caminho é fato que a legenda ficará nas mãos do Judiciário”, disse.

SEM CONSULTA - Diante da especulação da ida de Daniel Coelho para o PSD, como esta coluna antecipou na semana passada e que vem ganhando força no fim do prazo das filiações, integrantes do PP estão reclamando porque não foram consultados. “Se fosse o partido da governadora, tudo bem, mas uma outra legenda mereceu uma consulta”, afirmou progressista.

FRASE DO DIA: “A gente não pode gerar despesa de pessoal para o governo, não há previsão orçamentária para uma despesa de R$ 1 bilhão. A gente prejudicaria todas as outras categorias funcionais do Estado”, disse o deputado Antônio Moraes, em entrevista ao Blog Cenário.

RÁPIDAS
 
FALTA TROPA - Diante dessa enxurrada de tensões, falta ao Governo uma tropa de sustentação na Casa de Joaquim Nabuco. Sem base, assim como uma simples casa,  nenhum governo se sustenta. O ponto positivo é que muitos parlamentares estão abertos a essa construção. 

 NOVO ENCONTRO - O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e a governadora Raquel Lyra (PSDB) tiveram mais um longo encontro, mas sem nenhuma nova definição. O presidente do PP foi chamado no Palácio ontem pela tucana. Até o momento, nenhum anúncio foi feito. 

SOCIALISTA - Após flertar com o MDB, Cal Volia vai disputar a Prefeitura de Itapissuma pelo PSB. Ele assinou a ficha de filiação ao lado do prefeito João Campos e do deputado Guilherme Uchoa Junior. 

PINGA-FOGO: Haverá vencedoress nessa tensão entre Palácio e Alepe?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook