Coluna da terça | Senado se afunilando

Um dos efeitos da federação entre Progressistas e União Brasil, que será anunciada hoje, é a corrida pela vaga do Senado em Pernambuco. O clima entre os Coelhos e Eduardo da Fonte está a mil maravilhas. O registro que eles fizeram questão de fazer prova isso.
O que chama atenção é que, agora, a federação tem dois nomes para o Senado: Eduardo da Fonte e Miguel Coelho. Da Fonte vai querer defender dois espaços na chapa majoritária pelo tamanho da federação; no máximo, terá o senado e uma vice, que já é um cenário mais que ideal.
Com essa junção, PP e União, o Senado em Pernambuco vai se afunilando com o passar do tempo e as opções de nomes firmes na disputa ficarão mais visíveis.
PLANO B - Se não for o escolhido da federação para o Senado, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que é, de longe, um dos melhores quadros da nova geração de políticos de Pernambuco, terá a opção de buscar um mandado de federal ou compor como vice.
CASAMENTO DO ANO - A oficialização da federação entre Progressistas e União Brasil é o evento do ano da política nacional. A legenda ficará com 108 deputados federais e um verdadeiro canhão no quesito verba de campanha. Eu vim conferir de perto o evento, que começa às 15h, em Brasília.
TESTE DE POPULARIDADE - Tanto a governadora Raquel Lyra quanto o prefeito João Campos foram bastante aplaudidos na abertura do congresso da Amupe. A acolhida à governadora chamou atenção e João foi aclamado pelo público.
FRASE DO DIA: “É normal isso, em certas circunstâncias, gerar um acirramento na disputa do voto federal”, disse o prefeito João Campos após Felipe Carreras tirar o prefeito de Lajedo do grupo Costa.
PESQUISA - A pesquisa Simplex divulgada por este blog, em parceria com a CBN, foi um fenômeno de acessos e repercussão. Os números atiçaram o debate.
QUESTIONANDO - Um deputado do PSB minimizou o crescimento da governadora na pesquisa. Segundo ele, ela não cresceu, apenas captou o voto da direita, pois não teve um candidato para apoiar.
SEM CHANCE - Em entrevista à CBN, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou que não há chance para um nome da direita ser candidato a governador e defendeu uma aliança.
PINGA-FOGO: Quem será o candidato da direita em Pernambuco?